TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto - Semana 01

Casos: Caso Concreto - Semana 01. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2014  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

Caso Concreto - Semana 01

Uma questão interessante que, por certo, merece destaque no estudo do surgimento da psicologia como ciência no século XIX, na minha opinião, trata-se da subjetividade privatizada. No excelente trabalho Psicologia uma (nova) introdução, dos professores Luís Cláudio Mendonça Figueiredo e Pedro Luiz Ribeiro de Santi, deparamo-nos com duas condições (fundamentais) para o conhecimento científico da psicologia: uma experiência clara da subjetividade privatizada e a experiência da crise desta mesma subjetividade. Mas o que vem a ser a subjetividade privatizada? Pelo que percebemos, estamos falando da nossa individualidade, dos nossos desejos, do nosso eu, enfim, daquilo que está dentro de nós e que somente nós temos contato. E quanto à crise? Bem, estaríamos diante das transformações culturais ao longo dos anos, tais como religiosidade, arte, valores, costumes etc., determinando, de certa forma, a subjetivação e a individualização. Mas é aqui que o homem percebe que conceitos como liberdade, individualidade e igualdade não passam de meras ilusões. Há uma perplexidade, inclusive quando descobre não existir muita diferença entre os homens.

MENDES JUNIOR. Psicologia como ciência : a crise da subjetividade privatizada. Disponível em http://www.cronopios.com.br/site/artigos.asp?id=3381

Acesso em 08 jun. 2013

1-A partir do texto acima , escolha uma das transformações culturais, citadas pelo autor, e descreva como ela determina a nossa subjetividade e individualização.

A arte é uma transformação cultural determinada pela nossa subjetividade e individualidade, onde nem todos gostam do mesmo estilo musical, do mesmo tipo de pinturas, esculturas e etc. Cada um é livre para escolher o que gosta, fazendo com que cada indivíduo possua valores, desejos e perspectivas diferentes uns dos outros.

2- ..." Mas é aqui que o homem percebe que conceitos como liberdade, individualidade e igualdade não passam de meras ilusões". Desenvolva esta afirmativa.

Cada indivíduo tem uma opinião de liberdade e igualdade, não sendo assim conceitos fixos. A igualdade é idealizada por nós, entretanto, sabemos que cada pessoa possui características próprias de personalidade, sendo assim cada um forma uma linha de pensamento sobre liberdade diferente um do outro, por mais que se assemelhem.

QUESTÃO

Marque a alternativa correta:

O conhecimento produzido pela Psicologia na atualidade originou:

I -uma extensão dos campos e dos métodos de atuação do psicólogo que o está levando a uma perda da identidade profissional.

II - alternativas psicoterapêuticas que estão levando o psicólogo de volta a seu

lugar ideal de trabalho: o consultório

III -novos conhecimentos sobre grupos e instituições que ampliam as possibilidades de ação do psicólogo para além da clínica.

É correto APENAS o que se afirma em

A I.

B II.

C III. << Alternativa Correta

D I e II.

E II e III

...

Baixar como  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »