TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos Concretos 1 A 13 Psicologia Do Direito

Artigo: Casos Concretos 1 A 13 Psicologia Do Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  4.419 Palavras (18 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 18

Caso Concreto 1

Respostas

1. Nossa subjetividade e individualização ditadas pela arte se dão ao fato de haver uma diferença de gostos; nem todos gostam das mesmas músicas, mesmas pinturas, mesmas esculturas, etc. Cada um tem seu gosto próprio, não é possível impor o gosto artístico de cada um, já que isso vem atrelado à formação e os costumes culturais de cada indivíduo, cada pessoa acabam criando em si seu próprio estilo ao passar do tempo, com seu desenvolvimento e sua vivência, logo, sendo único em cada indivíduo.

2. Já que não há liberdade, individualidade e igualdade há uma restrição coletiva, onde uns são tratados diferentes de outros, seja por suas raças, religião, arte, valores, costumes, entre tantas outras características pessoais. Assim, o homem pensa existir a liberdade, individualidade e a igualdade, entretanto isto é mascarado e influenciado pelas regras da sociedade.

Questão

Marque a alternativa correta:

O conhecimento produzido pela Psicologia na atualidade originou:

III -novos conhecimentos sobre grupos e instituições que ampliam as possibilidades de ação do psicólogo para além da clínica.

É correto APENAS o que se afirma em

C III.

Caso Concreto 2

Respostas:

1. Segundo Piaget, o desenvolvimento humano se dá basicamente em quatro aspectos, sendo eles: hereditariedade (carga genética), crescimento orgânico (aspecto físico), maturação neurofisiológica (padrão de comportamento) e o meio (ambiente e seus estímulos), já o IDH, está relacionado aos aspectos sociais, como grau de escolaridade, renda e nível de saúde. Assim, podemos dizer que ambos estão entrelados no desenvolvimento humano, estando o primeiro ligado aos aspectos interiores do ser humano, e o segundo ligado aos aspectos sociais compõem o ambiente do homem.

Questão

Marque a resposta correta:

c) Estudar o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físicomotor,intelectual, afetivoemocional

Caso Concreto 3

Respostas:

Leitura dirigida:

As fases do desenvolvimento dizem respeito à evolução do indivíduo em cada fase da vida, desde infância, adolescência e até a fase da maturidade. O texto aborda esse desenvolvimento em relação às fases escolares.

No primeiro grau (fase entre a infância e a adolescência) vemos o desabrochar das seguintes características do desenvolvimento da personalidade da criança, como: ter consciência de si, dos outros, da comunidade, capacidade expor pensamentos, raciocínio, avaliação e controle dos limites.

No segundo grau (fase entre a adolescência e a maturidade) – fase de consolidação da autonomia de saber se colocar como indivíduos, agregando-se maior poder de argumentação e capacidade de aceitar ou recusar as coisas em seu próprio benefício.

No terceiro grau a personalidade do indivíduo está consolidada nos fundamentos dos dois primeiros graus. O Individuo agora é capaz de formar pensamento independente, relacionamento estável, ser um profissional seguro e capaz.

O texto aborda a precariedade do ensino e nos faz refletir sobre as dificuldades na formação e no desenvolvimento psicossocial de um indivíduo. E demonstra a forma em uma estrutura política covarde e egoísta, onde verdadeiramente não há o interesse da aplicação de uma educação favorável e eficaz.

Questão

c) apenas o item III está correto.

CONSULPLAN - 2012 - TSE - Analista Judiciário - Psicologia

Caso Concreto 4

Respostas:

• Descreva o conceito de gênero.

Resposta: São as diferenças entre o homem e a mulher quanto aos papeis que lhes são atribuídos, pela sociedade, em um determinado momento, em um contexto histórico e cultural

• Descreva o conceito de violência de gênero.

Resposta: São as diferenças impostas menosprezadamente pelo cônjuge ou outrem, ou seja, a indução paulatinamente da perda dos direitos ate a pratica do ato violento em si, seja ela física ou psicológica, independentemente do casal ser heterossexual ou homossexual.

• Como esses conceitos podem explicar a situação descrita.

Resposta: observa-se que no conceito de gênero da situação acima descrita, já se vê a inferioridade de Ana, que esperou 23 anos para tomar uma decisão e sair da situação a ela imposta de humilhação, espancamento e ofensas, pois ali Roberto deixou claro o que esperava dela nesta relação.

Paulo já demonstrava desde o namoro seu comportamento violento, e Ana interpretava como ciúme tal ato já encontra-se previsto na lei 11.340. Roberto em sua defesa ainda expõe Ana culpando-a pelo comportamento que ele tem como o ideal.

1.

d) A orientação sexual define a identidade de gênero.

Esta é a alternativa incorreta, pois a orientação sexual define a qual sexo a pessoa sentirá atração, mas não interfere no gênero da pessoa.

Caso Concreto 5

Respostas:

Questão

No Brasil um dos principais modelos, que influenciam até hoje os comportamentos familiares é da Família Patriarcal. Sobre este modelo, marque abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F):

(V) Tem referência com o modelo senhorial e os clãs parentais.

(F) Foi responsável pela igualdade entre gêneros.

(V) É um conceito de família que abriga em seu seio todos os agregados.

(F) É um modelo de família tradicionalmente com poucos membros.

(F) Não tem relação nenhuma com o período escravagista.

Caso Concreto 6

Respostas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com