TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos Concretos

Exames: Casos Concretos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  3.537 Palavras (15 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

A observação é o primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação. Por meio da observação, na participação e da regência, o estagiário poderá refletir e visualizar as futuro planejamento de aula e as ações pedagógicas.

No período de 16/10/12 a 22/10/12, foi realizado o estágio de observação na Escola Municipal Jardim das Copaíbas no bairro Jardim das Copaíbas no 2º período U no turno matutino das 07h30min ás 11h30min com uma carga horária de 20h sendo que nos dias 01/11/12 a 09/11/12 foi o período da regência com carga horária de 20h completando às 40h, sendo que 40h foi destinada a orientação do relatório. A turma tem um total de 32 alunos atenciosos e dinâmicos.

O presente relatório, na primeira parte, compõe os pontos mais relevantes no período de observação e, na segunda parte, compõe os planos diários de aula aplicados no período de regência.

RELATÓRIO DO ESTÁGIO, POR ETAPAS:

1. OBSERVAÇÃO:

A sala possui pouca decoração, não tem central de ar, tem armário de ferro nas salas de aula, mesas e cadeiras para cada aluno.

A docente é uma profissional com uma experiência longa, explicam de maneira clara se preocupando com a individualidade dos alunos; as brincadeiras são observadas registradas o comportamento de cada um; instiga o raciocínio e a curiosidade através de jogos pedagógicos; parabeniza os alunos com elogios e com carimbos nas atividades.

2. REGÊNCIA:

O período de regência aconteceu do dia 01 a 09 de novembro com vários conteúdos e vários objetivos, de acordo com a disciplina e horários.

No primeiro dia fiz uma dinâmica de apresentação onde todos participaram e se divertiram: dos patinhos da Xuxa – onde as crianças ouviram o CD e cantavam juntos, onde foram trabalhando as cores, os numerais e arte. Em seguidas me apresentei.

Quando retornaram do recreio, foram cobrir os potinhos, assim fazendo os patinhos e em seguida pintaram e foi corrigido individualmente com elogios.

No segundo dia de aula, utilização de jogos e brincadeiras para trabalhar a diferenciação de letras e numerais. Foram para o recreio.

Retornaram do recreio, separei os alunos em grupos de 4 a 5 alunos e brincaram com jogos pedagógicos. Depois de 30 minutos, recolhi os jogos e revisei no quadro, as letras e numerais. Finalizando pegaram os jogos de novo e depois foram para casa.

No terceiro dia, levei Xerox, onde os alunos nomearam letras do alfabeto e executaram a prática da escrita. Expliquei cada componente de forma prática e objetiva. Terminaram e foram para o recreio.

No último tempo continuaram as atividades, foi corrigido individualmente e os elogios foram para todos. Depois que todos participam fomos para casa.

No quarto dia, iniciei atividade para marcar a quantidade de numerais. Ficaram fazendo até o sinal do recreio.

Depois do recreio, corrigi o caderno, individualmente, dos que tinham terminado e fui entregando a atividade, conforme os outros finalizavam a tarefa de matemática, entregava a de português. Corrigir pedindo para cada aluno ir até o quadro e resolver, em sequencia. Finalizei.

No quinto e último dia levei uma atividade digitada pronta, comecei a aula pedindo para preencher as cruzinhas com nome dos alunos, sendo que cada cruzadinha tinha que cada aluno escolher seu nome. Depois corrigir com a turma. Foram para o recreio.

Quando retornaram do recreio fiz as perguntas: perguntei apontando para cada aluno. Você sabe o dia de seu aniversário e o mês? Conhecer suas medidas de altura e número do sapato avaliei todos medir e pedir para os alunos olharem o número dos sapatos, alguns foi necessário ajudar saber os números os alunos. Os alunos terminaram a atividade e eu me despedir.

ANÁLISE FINAL DE RESULTADOS

Durante a realização do Estágio de Observação, observei que a escola possui uma interação de gestão/professor/apoio/alunos isso facilita uma educação de qualidade.

Tenho licenciatura e sou professora, mas cada experiência é diferente principalmente por ser um público diferente é base do mundo de tudo. Não tive dificuldade, mas é diferente, é muito gratificante ensinar uma base de um futuro.

INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado é o primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de situação. Por meio da observação, na participação e da regência, o estagiário poderá refletir e visualizar as futuras ações pedagógicas.

No período de 23/10/12 a 29/10/12, foi realizado o estágio de observação na Escola Municipal Jardim das Copaíbas no bairro jardim das Copaíbas no 2º ano B no turno Matutino do Ensino Fundamental das 07h30min ás 11h30min com uma caga horária de 20h sendo que nos dias 12/11/12 a 20/11/12 foi período da regência com caga 20h completando as 40h, sendo que 40h destinadas a orientação do relatório totalizando 80h. A turma tem um total de 23 alunos e são alunos imperativo e dinâmicos.

O presente relatório, na primeira parte, compõe os pontos mais relevantes no período de observação e, na segunda parte, compõe os planos diários de aulas aplicados no período de regência.

RELATÓRIO DIÁRIO DO ESTÁGIO, POR ETAPAS:

1. OBSERVAÇÃO:

A sala possui pouca decoração, não tem central de ar, tem armário de ferro nas salas, mesas e cadeiras para cada aluno.

A professora possui uma postura docente muito boa, é atenciosa com todos os alunos, explicam de maneira clara se preocupando com a individualidade dos alunos; faz com que os alunos respondam as perguntas feitas, trabalha com leituras em conjunto ou dinâmicas; corrigi individualmente as atividades passadas no caderno;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com