TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cenario Economico

Trabalho Escolar: Cenario Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 4

CENARIO EMPRESARIAL

O cenário empresarial está em constante estado de mudanças, principalmente por que o numero de micro e pequenos empresários vêm crescendo consideravelmente a cada dia, hoje este numero já é de 6 milhões, sem falar no aumento dos empreendedores individuais que de acordo com dados do SEBRAE já passa de 2,5 milhões.

Pensando nisso um ramo de atividade também precisou se adequar a este novo cenário, e qual seria esta atividade? Isso mesmo a contabilidade.

A contabilidade é uma arma fundamental no auxilio para o caminho do sucesso dos micro e pequenos empresários. Tendo em vista que o mercado não é mais o mesmo tanto contador quanto empresário precisa estar antenados as constantes alterações do mercado.

Mais antes de me aprofundar nessa extensa relação é necessário entender a figura do empresário e para isso fiz algumas considerações sobre esse assunto.

O EMPRESÁRIO

Antes de falar sobre o empresário é preciso mencionar que nem todas as pessoas podem ser consideradas empresárias abaixo algumas considerações:

Pessoas relativamente incapazes (exceto quando autorizadas judicialmente para continuação da empresa): são os maiores de 16 anos e menores de 18 anos, viciados em tóxicos, pessoas que por deficiência mental tenham o discernimento reduzido e os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo.

Pessoas absolutamente incapazes: menores de 16 anos, os que por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desse ato e os que mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.

E existem também aqueles que são impedidos de serem empresários como, por exemplo: os chefes dos poderes executivo, nacional, estadual ou municipal, membros dos poderes legislativos, como senadores, deputados, magistrados entre outros.

Mas existem formas de essas pessoas relativamente ou absolutamente incapazes adquirem a capacidade como para os menores de 16 anos através da emancipação dada pelos pais, do casamento e adquirindo a maioridade.

Bom agora vamos nos aprofundar no termo empresário, para aqueles que querem se aventurar no mundo do empreendedorismo segue abaixo algumas opções:

O Empreendedor Individual: é uma classificação recente mais já possui muitos adeptos, e ela criada com principal intuito de tirar alguns empresários que permaneciam na irregularidade. É importante salientar que na categoria de EI não é possível ter sócio, e também não é necessário um contrato social.

Sociedade Limitada: numa sociedade limitada o contrato social é onde deve prever de forma expressa a regência supletiva das normas da S.A, no contrato devem conter informações como razão a social, objetivo da empresa, a quantidade de quotas que cada sócio possui. Lembrando que é vedada a constituição de sociedade entre conjugues pelo regime de da comunhão universal de bens ou da separação obrigatória.

O contador na empresa

Agora que já falamos sobre a figura do empresário quero falar sobre a importância do contador dentro das instituições, do quanto o contador contribui para a saúde financeira das empresas e para o sucesso delas.

Já sabemos que o contador é responsável por mensurar, registrar e controlar o patrimônio das empresas sabe também que eles são responsáveis pelos balancetes, escrituração de livros entre outras tantas atividades. Vejamos a seguir as normas que regulamentam a responsabilidade do contador.

- os assentos lançados nos livros ou fichas de preponente, por qualquer dos prepostos encarregados de sua escrituração, produzem salvo se houver procedido de má-fé, os mesmos efeitos como se fossem por aquele.

- no exercício de suas funções, os prepostos são pessoalmente responsáveis, perante os preponentes, pelos atos culposos, e perante terceiros, solidariamente com o preponente, pelos atos dolosos.

Isso significa basicamente a ineficácia da escrituração efetuada com má-fé pelo contador, e a responsabilidade pessoal do mesmo perante terceiros.

Além das considerações acima o profissional contabilista tem ainda que ajudar os empresários, nas tomadas de decisões como, por exemplo, quando um empresário decide fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com