TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cenarios Economicos

Pesquisas Acadêmicas: Cenarios Economicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CLAUDIOMIRO DA CONCEIÇÃO

CENÁRIOS ECONÔMICOS

CENÁRIO ECONÔMICO BRASILEIRO ATUAL

Juazeiro-ba

2009

CLAUDIOMIRO DA CONCEIÇÃO

CENÁRIOS ECONÔMICOS

CENÁRIO ECONÔMICO BRASILEIRO ATUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Cenário Econômicos.

Orientador: Prof.(a) Valquiria Gasparote

JUAZEIRO-BA

2009

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO......................................................................................5

2.1 Conceitos Econômicos...............................................................................5-6

2.2 Cenário Econômico brasileiro....................................................................6-7

3 CONCLUSÃO...............................................................................................8

REFERÊNCIAS.................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresentaremos alguns conceitos sobre contabilidade, como: objetos e objetivos, os usuários dos relatórios contábeis, a função do contabilista,etc. Tudo isso será desenvolvido de uma forma simples porém bem objetiva, visando aprimorar nosso conhecimentos nesses assuntos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Conceitos Econômicos

As pessoas precisam alimentar-se, vestir-se, receber educação e obter outros tipos de benefícios para que possam desfrutar de uma boa qualidade de vida. Para isso existem os recursos, mas a renda sempre será insuficiente na hora de conseguir todos os bens e serviços desejados para a plena satisfação de suas necessidades. A sociedade tem também necessidades coletivas tais como estradas, usinas hidrelétricas, segurança, justiça, etc. O mesmo ocorre com as pessoas individualmente, que também têm mais necessidades do que meios para satisfazê-las. A satisfação das necessidades psicofisiológicas como alimentos, vestuário, habitação; e, as de caráter coletivo de uma sociedade obriga seus membros a se ocuparem de determinadas atividades produtivas, através das quais geram os bens e serviços necessários à consecução de seus objetivos; e que, posteriormente, se distribuem para seu consumo entre os membros dessa mesma sociedade. A Economia estuda a forma pela qual os indivíduos e a sociedade fazem suas escolhas e tomam decisões para que os recursos disponíveis, sempre escassos, possam contribuir da melhor maneira para satisfazer as necessidades individuais e coletivas da sociedade. A partir desse breve relato de necessidades podemos afirmar que: a Economia é a ciência que tem por finalidade: Achar meios de melhorar a utilização de recursos entre fins alternativos, objetivando satisfazer as necessidades limitadas do homem e sociedade e aumentar o nível de bem estar dos indivíduos. No entanto, as necessidades dos indivíduos são ilimitadas enquanto o meio ambiente tem recursos limitados a oferecer. Por isso, há a necessidade de tais recursos serem utilizados da melhor forma possível. A Economia trata de estudar as ações econômicas dos homens a partir do momento que este procurou obter os bens e serviços necessários para viver. E a partir deste momento a obtenção de lucro. Daí surgiu também o estudo das necessidades em economia. Pois a cada momento que passa novos produtos são criados para saciar algum tipo de necessidade humana, gerar capital e obter com esse lucro para sustentar a economia. A economia também pode ser definida como o estudo de como as pessoas e a sociedade decide empregar recursos escassos como utilizações alternativas na realização, confecção, construção ou elaboração de produtos ou bens. Também como criação de prestação de serviços, que irão satisfazer determinadas necessidades.

Conforme Dornbusch a economia é o estudo de como a sociedade decide o quê, como e para quem produzir. Em tempos de crise a própria sociedade tem de resolver o conflito entre os desejos ilimitados por bens e serviços e a escassez dos recursos (mão-de-obra, máquinas, matérias-primas) com os quais são feitos os bens e serviços. A economia serve para elocar os recursos disponíveis e não para fazer mágica. A palavra chave no estudo da economia é a escassez. Em virtude da escassez,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com