TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro De Gravidade E Suas Aplicações

Monografias: Centro De Gravidade E Suas Aplicações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  2.727 Visualizações

Página 1 de 3

Centro de Gravidade e suas aplicações

O centro de gravidade de um corpo é a posição onde pode ser considerada a aplicação da força de gravidade resultante equivalente de todo o corpo.

O centro de massa é também o centro de gravidade de um corpo. Isso quer dizer o seguinte: como a aceleração da gravidade é praticamente constante, a resultante da força da gravidade sobre cada parte do corpo é, em regiões de pequenas dimensões, equivalente à força peso do corpo como um todo e aplicada no centro de massa.

Isso simplifica muito a análise quando a força peso estiver envolvida. Todo o efeito da força peso pode ser simulado pela aplicação do peso do corpo como um todo no centro de massa (ou centro de gravidade).

Para efeito de análise do equilíbrio dos corpos sólidos, basta considerarmos um único ponto do corpo, o centro de gravidade. O centro de gravidade é um ponto muito especial. Qualquer objeto se comporta como se todo o peso do corpo estivesse concentrado nele.

Existem três tipos de equilíbrio: estável, instável e indiferente.

Equilíbrio estável

O equilíbrio é considerado estável quando este equilíbrio não é perdido com facilidade. Para o equilíbrio estável, verificaremos que ele ocorrerá sempre que o objeto deslocado da sua posição de equilíbrio tenha centro de gravidade abaixo do ponto de suspensão. Nessas circunstâncias, ao soltarmos o objeto ele tenderá a voltar à posição inicial.

Equilíbrio instável

Quando um objeto estiver em equilíbrio de tal forma que o seu centro de gravidade esteja na posição mais alta possível, dizemos que o equilíbrio é instável.

Equilíbrio indiferente

No equilíbrio indiferente, quando o centro de gravidade coincide com o ponto de suspensão, o centro de gravidade não muda de altura ao deslocarmos o objeto, isto é, o centro de gravidade não é levantado nem abaixado ao deslocarmos o objeto.

Aplicações do centro de gravidade

Uma das Aplicações muito usada na engenharia esta relacionada ao fato de os navios, veleiros e demais embarcações flutuarem sem tombar, claro que devemos levar em consideração à densidade a média entre o navio e a água, Vejamos:

O segredo está no local do centro de gravidade. Os navios, veleiros e demais embarcações têm uma quilha muito pesada no fundo do casco. Isso localiza o centro de gravidade abaixo do centro de empuxo.

A Quilha é a peça fundamental da estrutura de uma embarcação, que se prende na sua parte inferior e na qual se prendem todas as peças transversais, que compõem a estrutura do barco. É uma Peça afixada na parte debaixo de uma prancha de surfe,e que lhe dá estabilidade na água.

A quilha é a parte mais importante na construção de uma

embarcação

Como o centro de gravidade fica abaixo do centro de empuxo, a força descendente do peso e a força ascendente do empuxo são representadas por setas que apontam em direções opostas conforme na figura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com