TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESULTADO E DISCUSSÃO: O centro de gravidade de um corpo

Por:   •  5/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

RESULTADO E DISCUSSÃO:

O centro de gravidade de um corpo é o ponto onde pode ser considerada a aplicação da força da gravidade sobre ele. Após o experimento com três figuras planas diferentes, suspensas por diferentes pontos de seu corpo, obtivemos de cada uma delas seu centro de gravidade, onde encontra-se seu equilíbrio.

A primeira figura a ser usada no experimento foi uma circunferência, escolhemos três pontos diferentes na figura e a suspendemos por cada um deles, e traçamos três retas verticais, que por fim se cruzaram em um único ponto, no qual encontra-se o centro gravitacional da figura, que também coincide com centro de massa, e geométrico.

A segunda figura usada foi um losango, neste usamos apenas dois pontos para traças retas, pois esta trata-se de uma figura simétrica (onde se dobrada ou cortada ao meio a figura terá duas metades iguais, assim sendo simétrica), sendo assim, apenas duas retas bastam para que seja encontrado seu centro de gravidade, do qual também coincidirá com seu centro geométrico de simetria.

A terceira figura usada se assemelha a um grão de feijão, possui as extremidades arredondadas, porém de tamanhos diferentes, e seu meio é afunilado. Nesta foram usados três pontos seguidos de três retas, porém não foi tão fácil quanto os outros, primeiro por não ser uma figura que estamos acostumados a trabalhar, e também pela diferença de suas extremidades ficava cada vez mais difícil mantê-la parada para que pudéssemos traças as retas, por fim nesta figura as três retas não se cruzaram exatamente em um único ponto, mas, ainda com uma pequena margem de erro conseguimos localizar o centro gravitacional da figura

BIBLIOGRAFIA:

http://www.infoescola.com/matematica

http://www.infoescola.com/fisica

http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/GravitacaoUniversal/gu.php

http://www.ebah.com.br/content/ABAAABFk8AF/fisica-dinamica

Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Vol. 17, No 4 (2009)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (32.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com