TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro De Massa

Trabalho Escolar: Centro De Massa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

Aplicação do centro de massa e centro de gravidade na Engenharia Mecânica

Introdução

Inicialmente é necessário conceituar o que é o centro de gravidade, sendo ele um ponto muito especial.Qualquer objeto se comporta como se todo o peso do corpo estivesse concentrado nele.

Analisando o equilíbrio dos corpos sólidos, basta considerarmos um único ponto do corpo, o centro de gravidade, parasaber o comportamento e equilíbrio daquele corpo. Assim obtemos três tipos de equilíbrio.

O equilíbrio é considerado estável quando este equilíbrio não é perdido com facilidade. Para o equilíbrioestável, verificaremos que ele ocorrerá sempre que o objeto deslocado da sua posição de equilíbrio tenha o seu centro de gravidade elevado para uma posição mais alta. Nessas circunstâncias, ao soltarmos oobjeto ele tenderá a voltar à posição inicial.

Quando um objeto estiver em equilíbrio de tal forma que o seu centro de gravidade esteja na posição mais alta possível, dizemos que o equilíbrio éinstável.

Finalmente, no equilíbrio indiferente, o centro de gravidade não muda de altura ao deslocarmos o objeto, isto é, o centro de gravidade não é levantado nem abaixado ao deslocarmos o objetoSistema com muitas partículas

Para um sistema contendo um número muito grande de partículas n, com quantidades de movimento , continua valendo o resultado discutido para uma só partícula, ouseja, a quantidade de movimento total é

tal que sua taxa de variação com o tempo é dada pela soma das forças externas aplicadas ao sistema todo, ou seja,

Isto acontece, novamente, porque asforças internas, aquelas que envolvem só a interação de uma partícula com as demais, se anulam aos pares. Isto - a anulação - se deve à 3ª Lei de Newton .

Na ausência de forças externas, a quantidade demovimento total é conservada.

Esse vetor constante (por ser uma grandeza vetorial) é tal que cada uma das componentes tem um valor constante. Isto é, por exemplo, para um sistema de coordenadas...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com