TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cervejeiros

Por:   •  4/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

Produção artesanal não é só para objetos

        Clauder Gaete e Marcus Rodriguez

Engana-se quem pensa que produção artesanal é utilizada apenas para criação de tradicionais enfeites. Atualmente esse tipo de produção é utilizada para fabricação de diversos produtos, entre eles a cerveja.

Aconteceu neste sábado (16), em Campo Grande – MS a 1ª brassagem coletiva de homebrewers (como são conhecidos os produtores artesanais de cerveja); evento esse que contou com a presença de 7 grupos de cervejeiros artesanais. Desses grupos, 3 ultrapassaram as barreiras e hoje possuem micro – cervejarias, são eles Morena Bier, Kapiwara e Cervejaria Moagem.

O evento contou também com a participação de apreciadores de cervejas artesanais. Como é o caso do Rodrigo que disse que a dica para se tornar apreciador desse tipo de cerveja é necessário estar disposto a experimentar o novo, porque o sabor dessas cervejas é mais forte do que o das não artesanais, e que por esse motivo o primeira reação pode ser de rejeição ao produto.

Em entrevista Raul Ávila (organizador do evento) conta que não é necessário se associar a Acerva (Associação de cervejeiros artesanais) para se tornar um cervejeiro caseiro e que por esse motivo o segmento segue na informalidade.

Para os homebrewers de Campo Grande o surgimento de tal segmento surgiu como um hobby, e o desejo em comum entre amigos em fabricar a própria cerveja, visto que perdiam muito tempo indo aos bares e nem sempre estavam contentes em apreciar algumas das bebidas lá ofertadas.

Além de apresentarem os produtos criados por eles os homebrewers deram algumas dicas para aqueles que se interessaram pelo ramo: Felipe Zufo (dono da cervejaria Moagem) disse em entrevista que quem deseja tornar-se um cervejeiro caseiro almejando o ramo comercial deve estar atento as leis, e que para esse fim você não pode apenas produzir a cerveja em casa e revender. E que de uma forma geral os passos são: Estar atento a como a cerveja é feita, quais os estilos da cerveja e como fazer para ter uma boa execução no estilo; escolher o estilo para o qual a cerveja irá ser produzida depende do mercado o qual deseja ser alcançado.

Os grupos foram unanimes em afirmar que aqueles com vontade de produzir a bebida, devem apreciar a cerveja, estudar muito, aproveitar as possibilidades de comunicação que existem hoje em dia.

         Segundo Renan (integrante do grupo de cervejeiros Canalhas), os cervejeiros caseiros possuem muito em comum, e eventos como esse possibilitam a integração e troca de informações e técnicas entre eles.

Com o movimento de produção em pleno desenvolvimento no Brasil e no mundo surgem cursos que ensinam o passo – a – passo dessa produção; estes cursos custam em média R$300,00 e podem ser encontrados nas Associações de Cervejeiros Artesanais do seu estado.

O termo

Homebrewing é a fabricação de cerveja em uma pequena escala para fins pessoais, não comerciais. Esse tipo de produção data da época do antigo Egito e da Mesopotâmia, nesse último derivou uma única profissão que mesclava aprovação social e proteção divina de divindades femininas.

A produção

Os ingredientes básicos para produção de cerveja incluem a Água, que é 90% da matéria prima empregada na fabricação, o Malte, responsável pela coloração e densidade da cerveja, o Lúpulo, que contribui para o amargor, aroma e sabor da cerveja e a Levedura cervejeira, um fermento natural utilizado na fermentação do mosto, a uma mistura de cevada, água e lúpulo na produção da cerveja.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com