TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo Do Carbono

Artigos Científicos: Ciclo Do Carbono. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 2

O CICLO DO CARBONO

BRUNA STEFANNIE, DOUGLAS SANTOS, GABRIELA VALENTIM, JOÃO PEDRO DE ASSIS, JORGE ANDRÉ ROCHAE KEZIA MIRIAM

O CARBONO: é o quinto elemento de maior abundancia no universo, atrás apenas do Hidrogênio, o hélio, o Oxigênio nessa ordem. Ele se divide em Carbono Grafite e Diamante podendo também ser fulerenos, estes formado artificialmente. É por sua vez o elemento fundamental dos compostos orgânicos e principalmente para os seres vivos, o seu ciclo consiste em fixar os átomos contidos nas moléculas simples de gás carbônico presente na atmosfera, e convertidos em substancias mais elaboradas, como por exemplo, os Carboidratos e as proteínas, a partir do metabolismo fotossintético realizado pelos organismos autotróficos.

O CICLO DO CARBONO: nada mais é do que as diversas transformações que o carbono sofre ao longo do tempo, é o que fornece energia e massa para a maior parte dos seres vivos, além de está relacionado diretamente com o clima.

ALTERAÇÕES: antes da revolução industrial o ciclo do carbono estava equilibrado porem, após e com a criação de indústrias houve alterações, uma vez que o carbono que estava embaixo da terra passa a ser lançado em grandes quantidades na atmosfera em um espaço de tempo muito curto.

CICLO TERRESTRE: nesse ciclo as plantas absorvem o carbono através da fotossíntese, parte ela utiliza da sua manutenção e posteriormente resulta na liberação para a atmosfera, a outra parte vai para o corpo da planta. Quando as plantas são comidas por animais herbívoros ou morrem e apodrecem vão para os micro-organismos ou animais que as ingeriram como fonte de energia, esses por sua vez também liberam carbono para a atmosfera através da respiração. A outra parte é decomposta na terra através das plantas que morrem e restos de animais, por isso o solo é muito rico em carbono.

CICLO MARINHO: Esse ciclo acontece através da troca de carbono entre a atmosfera e os oceanos por um processo denominado difusão. Quando a temperatura do oceano é baixo ocorre a captura da atmosfera para o oceano e quando é alta ocorre o oposto. Alem disso o processo marinho tem uma inversão a o processo terrestre na sua captura em relação a temperatura onde a concentração de carbono se dá nas florestas tropicais e nos oceanos frios das regiões temperadas. Os oceanos são os maiores reservatórios de carbono do planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com