TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia E Tecnologia Dos Materiais

Ensaios: Ciencia E Tecnologia Dos Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  4.398 Palavras (18 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Acadêmicos:

TURMA N34

TRABALHO DE LABORATÓRIO DE

CIÊNCIA E TÉCNOLOGIA DOS MATERIAIS

CAMPO GRANDE - MS

MAIO, 2013

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo determinar a perda de massa do Cimento Portland do tipo CP II - E, através do ensaio de determinação de perda ao fogo.

Todo o procedimento do ensaio foi realizado de acordo com a norma NM 18:2004 Cimento Portland – Análise Química – Determinação de perda ao fogo.

Depois de realizado várias pesquisas em livros e sites, verificou-se que a norma utilizada nos propunha 2 métodos para a realização do ensaio, e o método utilizado não foi o especifico para o tipo de cimento utilizado.

Serão explicados ao longo do trabalho os resultados encontrados, descritos também sobre o tipo do cimento e especificações, e sobre o método em vigor que deveria ser utilizado.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ..........................................................................................................04

2. REVISÃO DA LITERATURA ..................................................................................06

2.1. CIMENTO PORTLAND..........................................................................................06

3. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS E METODOLOGIA.................................08

3.1. MÉTODO 1..............................................................................................................08

MÉTODO 2..............................................................................................................08

4. RESULTADOS...........................................................................................................10

5. CONCLUSÃO.............................................................................................................11

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................12

1. INTRODUÇÃO

O cimento Portland é um material pulverulento, constituído de silicatos e aluminicatos complexos, que, ao serem misturados com a água, hidratam-se, formando uma massa gelatinosa, finamente cristalina, também conhecida como “gel”. Esta massa, após contínuo processo de cristalização, endurece, oferecendo então elevada resistência mecânica.

Ele pode ser definido também, como sendo um aglomerante ativo e hidráulico.

Aglomerante, pois é o material ligante que promove a união dos grãos de agregados.

Ativo, por necessitar de um elemento externo para iniciar sua reação.

Hidráulico porque este elemento externo é a água.

Concluímos então que a água tem um papel de destaque dentro da engenharia do concreto, tão importante que a relação entre o peso da água e o peso do cimento dentro de uma mistura recebeu um nome: fator água cimento (A/C).

Este fator é a base para a definição de todas as misturas compostas com cimento e água (concreto, argamassa, grout, etc.) devendo ser muito bem compreendido por todos aqueles que trabalham com o concreto.

A água deve ser empregada na quantidade estritamente necessária para envolver os grãos, permitindo a hidratação e posterior cristalização do cimento.

O fator A/C deve ser sempre o mais baixo possível, dentro das características exigidas para o concreto e da qualidade dos materiais disponíveis para a sua composição.

Quando temos muita água na mistura, o excesso migra para a superfície pelo processo de exudação. Deixa atrás de si vazios chamados de porosidade capilar. Esta porosidade prejudica a resistência do concreto aumenta sua permeabilidade e diminui a durabilidade da peça concretada.

O mercado nacional dispõe de 8 opções, que atendem com igual desempenho aos mais variados tipos de obras. O cimento Portland comum (CP I) é referência, por suas características e propriedades, aos 11 tipos básicos de cimento Portland disponíveis no mercado brasileiro. São eles:

Cimento Portland Comum (CP I)

a. CP I – Cimento Portland Comum

b. CP I-S – Cimento Portland Comum com Adição

Cimento Portland Composto (CP II)

a. CP II-E – Cimento Portland Composto com Escória

b. CP II-Z – Cimento Portland Composto com Pozolana

c. CP II-F – Cimento Portland Composto com Fíler

Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)

Cimento Portland Pozolânico (CP IV)

Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)

Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)

Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)

Cimento Portland Branco (CPB)

Esses tipos se diferenciam de acordo com a proporção de clínquer e sulfatos de cálcio, material carbonático e de adições, tais como escórias, pozolanas e calcário, acrescentadas no processo de moagem. Podem diferir também em função de propriedades intrínsecas, como alta resistência inicial, a cor branca etc. O próprio Cimento Portland Comum (CP I) pode conter adição (CP I-S), neste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com