TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Dos Materiais

Exames: Ciencias Dos Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 2

Para ampliar sua competitividade, as empresas brasileiras incorporaram os princípios da sustentabilidade socioeconômica a suas estratégias.

Incentivar e divulgar o desenvolvimento de iniciativas voltadas para a eco eficiência dos processos, além de promover um ambiente para divulgação de iniciativas e troca de experiências empresariais. É esse o objetivo do Banco de Boas Práticas Ambientais na Indústria, lançado pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

“É um marco, um somatório de esforços da Feam em conjunto com a Fiemg. O fomento da adoção de boas práticas permitirá que a indústria passe a ter produtos mais competitivos ao mesmo tempo em que consiga racionalizar recursos naturais” afirma a vice-presidente da Feam, Aline Trindade.

O Gerente de Produção Sustentável da Feam, Antônio Malard, explica como funcionará a ferramenta. “O Banco proporcionará que modelos, ações e projetos de excelência da indústria sejam destacados e alcancem bons resultados na produção de bens e serviços, com uso menos intensivo dos recursos naturais, sem desperdícios e melhor controle da poluição”, esclarece.

Antônio Malard destaca, ainda, que alguns exemplos adotados pelas empresas como o uso menor de matérias-primas, insumos, água e energia, o uso de matérias-primas menos tóxicas, a geração de menos resíduos e a utilização de resíduos menos agressivos são formas de atuação das indústrias, que podem tornar o processo produtivo mais eficiente, aumentando a produtividade e reduzindo os impactos ambientais.

O gerente destaca dois exemplos de empresas que já praticam boas práticas ambientais em seus processos produtivos. A empresa Minerita Minérios Itaúna Ltda desenvolve projeto para reaproveitamento de rejeitos na Mineração denominado “Projeto Areia Industrial”. De acordo com a empresa, a boa prática adotada apresenta várias vantagens como a otimização do aproveitamento dos recursos minerais, a diminuição da área para disposição de rejeitos e a redução dos impactos ambientais, além da geração de emprego, impostos e lucros para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com