TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Politica

Artigo: Ciencias Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

O ESTADO BUROCRÁTICO

Sistema representativo

Elisangela Gomes da Costa Cruz nº 45.123 PT

É o regime constitucional em que a nação escolhe eletivamente, os seus delegados às assembleias políticas. Duas são as suas modalidades:

a) regime parlamentar, ou aquele em que o governo resulta da cooperação entre o parlamento e o chefe do Estado, por intermédio de um gabinete, que ele nomeia de acordo com a maioria do dito parlamento, perante o qual responde, embora seja inviolável e politicamente irresponsável. Ao primeiro ministro cabe a direção política da nação e a presidência do parlamento;

b) regime presidencial, ou forma de governo democrático, em que há inteira independência e harmonia dos poderes constitucionais, cada um deles com função e autonomia próprias, sendo os ministros de Estado de inteira confiança do presidente da República e por este escolhido e nomeado.

Sistema Eleitoral

Edvânia Gomes da Costa nº 25.469 - PSOLº

A democracia representativa, sobretudo em sociedades de massa, envolve mecanismos relativamente complexos de participação política e de organização do processo eleitoral. A expressão sistema eleitoral identifica as diferentes técnicas e procedimentos pelos quais se exercem os direitos políticos de votar e de ser votada, aí incluída a divisão geográfica do país para esse fim e os critérios do cômputo dos votos e de determinação dos candidatos eleitos. Os dois grandes sistemas eleitorais praticados no mundo contemporâneo são o proporcional e o majoritário, com algumas combinações possíveis, que geram modelos mistos. A seguir se procede à exposição dos dois modelos puros, bem como à apresentação do sistema distrital misto como uma alternativa conveniente para o Brasil.

: Eventual Falha do sistema representativo

O sistema representativo constante do processo político no Brasil apresenta a doutrina de duplicidade, ou seja, o representante de uma comunidade, grupo de trabalho ou setor econômico não se sente vinculado a respeitar o pensamento daquele grupo que o elegeu como representante, pois, perante o grupo e antes da eleição, o candidato a representante assume a maioria ou a totalidade das convicções e interesses do seu grupo. Entretanto, ao assumir seu mandato, automaticamente, desvincula-se dessas amarras e adquire total independência e imunidade, podendo inclusive mudar de partido, cuja ideologia seja totalmente diferente daquele partido que os representados ainda continuam vinculados. O outro fator reinante entre nós é a falta de fidelidade dos eleitores com o seu escolhido para representá-los. Boa parte dos eleitores "vendem" seu voto (voto esse que representa, somado a outros votos, o poder de nomear representantes) para pessoas totalmente afastadas de suas bases de classe trabalhista ou da comunidade, quebrando, assim, a fidelidade entre representados e representantes.

Eventual Falha do sistema Eleitoral

Urnas Eletrônicas: teste no TSE prova que sigilo do voto é frágil - 22/03/2012 - Por Osvaldo Maneschy. Uma equipe de especialistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com