TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Politicas

Artigos Científicos: Ciencias Politicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Qual a motivação do pensamento contratualista? quais são seus principais ideais? quais são as diferenças principais entre o pensamento contratualista em Locke, Hobbes e Rousseau?

É a valorização do individuo, pois fundado em uma época minimalista atende a dois principios: a legitimidade da auto preservação e a ilegalidade do dano arbitrario feito dos outros. Locke encarava os governantes como curadores da cidadania, e de forma memorável imaginou um direito a resistencia e mesmo a revolução. Para Hobbes, o unico caminho para construir um poder comum, capaz de defender os homens contra a invasão dos estrangeiros e contra as injurias alheias, assegurando -lhes, de tal sorte que por sua propria atividade e pelos frutos da terra possam nutrir-se e viver satisfeitos, é conferir todo o poder e fortaleza a um homem ou a uma assembleia de homens, o que, por pluralidade de votos, possam reduzir suas vontades a uma única vontade."autorizo e transfiro a este homem ou assembléia de homens meu direito de governar-me a mim mesmo, com a condição de que vós transferireis a ele vosso direito e autorizareis todos seus atos da mesma maneira. Feito isso, a multidão assim unida em uma pessoa se denomina comunidade (Estado)". Para Rousseau o valido é a vontade social, "é necessario encontrar uma forma de associação que defenda e que proteja a pessoa e os bens de cada associado com toda a força comum e pela qual cada um, unindo-se a todos, só obedece contudo a si mesmo, permanecendo assim tão livre quanto antes". Prevaleceria a soberania da sociedade e a política da vontade coletiva.

2 - Como se demonstra a soberania do estado soberano(de forma integral ou externa)? Quais são seus requisitos mínimo e o que cada um quer dizer?

A soberania interna significa o imperium que o Estado tem sobre o território e a população, bem como a superioridade do poder político frente aos demais poderes sociais, que lhe ficam sujeitos, de forma mediata ou imediata. A soberania externa é a manifestação independente do poder do Estado perante outros Estados.

Una - um único estado

Indivisível - Ele não delega uma parcela do poder para outro

Inalienável - é intransponível

Imprescritível - Perpétuo(eterno)

3 - Direito ao voto e exercício do voto são necessariamente a mesma coisa? Quais são as características do voto no Brasil?

Não, o direito ao voto é o poder que emana do sufrágio, o exercício do voto é o poder que emano do povo. O Brasil possui um sistema de voto: direto, secreto, obrigatório e igual,

4 - Quais são as garantias relativas aos partidos políticos que se observam no decorrer do Art 17º da Constituição Federal?

ART 17 - CONSTITUIÇÃO FEDERAL

§ 1º É assegurada aos partidos políticos autonomia para definir sua estrutura interna, organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações eleitorais, sem obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com