TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Politicas

Trabalho Escolar: Ciencias Politicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  231 Palavras (1 Páginas)  •  198 Visualizações

Manual de Ciência Política e Direito Constitucional, Marcello Caetano. p. ... instituição de um poder político para organizar a vida em sociedade ... Apesar dessa autonomia, os Estados não podem se sobrepor a Constituição.

2

Ponto comum

a essas formas de sociedade é que elas têm uma razão de ser queimpõem aos respectivos membros, através de deveres e colaboração na obra comum edeveres de se absterem da prática de actos que prejudiquem os interesses do grupo. Defacto, para atingir certos objectivos o grupo tem de ser organizado. Isto significa que osindivíduos que o integram têm de se submeter a uma autoridade que representa ointeresse colectivo, tendo por objectivo a realização dos fins sociais do grupo. Aorganização implica a existência de normas ou regras de conduta (disciplina). Essadisciplina tem de ser mantida por normas jurídicas que formam o direito, que disciplinaos grupos.

2

No sentido lato de "POLÍTICO" cabem todas as formas de organização socialhumana. Desde as mais primárias (família, sindicato, associação, etc...) às maisglobais:

sociedades primarias: (família, igreja, sindicato, etc...) em que os homens seagregam constituem grupos com fins próprios, mas fins específicos eparticularizados;

sociedade global: prossegue um fim superior, uma finalidade que engloba esupera os fins das sociedades particularizadas - chamado bem comum.

A sociedade global surge da própria necessidade de compatibilizar os finsmúltiplos e próprios e mesmo contraditórios das sociedades primitivas, afim de superar as divergências, evitar conflitos, e integrá-los num objectivoco

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com