TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cintia

Casos: Cintia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  1.313 Palavras (6 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos

Atividades Práticas Supervisionadas

Prof.Me. Maurício Dias

Adriana Iara Clementino – RA 436144

Ana Paula Pontes da Silva – RA 425331

Beth Lira- RA 443310

Cintia Miranda – RA 443307

Daniela Pontes da Silva – RA 435934

Itatiba / SP

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO.........................................................................................................03

2 – RELAÇÕES DO FILME COM AS AULAS............................................................04

2.1– Estratégia Executiva............................................................................................04

2.2– Remuneração e Benefícios..................................................................................06

2.3– Gestão do conhecimento ....................................................................................08

3 – Análise dos Resultados..............................................................................................10

4 – CONCLUSÃO..........................................................................................................12

5 – REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS......................................................................13

1. INTRODUÇÃO

O consenso sobre a importância das pessoas dentro de uma organização está cada vez mais evidente. Nos dias de hoje, a maioria das organizações bem-sucedidas, centram esforços na retenção e aprimoramento de talentos dentro da empresa.

O funcionário deixou de ser visto apenas como mão-de-obra, alguém que vai à empresa prestar um serviço técnico por um pagamento e vai embora, e passou a ser considerado como elemento estratégico fundamental para o sucesso. Cada vez mais são valorizados funcionários com competências especificas e que buscam o aprimoramento contínuo, comprometidos com a melhoria da empresa, de si mesmo e dos colegas. Naturalmente, a empresa também tem que se mostrar atraente para esse profissional qualificado, e devido a isso o investimento em recursos humanos e em práticas de gestão tem sido mais valorizados no mercado de trabalho.

É nesse contexto que esse trabalho se insere, buscando expor algumas práticas observadas no filme “Amor sem escalas”, revisado o material concernentes a disciplina disponibilizada. Objetivou-se conhecer os conceitos vistos em aula no dia-a-dia de uma organização, e de que forma essas práticas influenciavam as pessoas e a empresa envolvidas.

2. RELAÇÕESDOFILMECOMASAULAS

2.1.Estratégia executiva

Estratégia planejada:

É possível visualizar, durante o filmeque a estratégia que o diretor da empresa adota é do tipo planejada, em que há uma forte separação entre os níveis de planejamento e execução. A estratégia como um plano foca o futuro, buscando atingir um objetivo que gere vantagem competitiva para a organização (TERRA, 2012). No filme, observa-se que o diretor da empresa visualiza o funcionamento da organização no futuro, prevendo as condições de mercado, no momento em que explica que há setores econômicos em crise e, portanto, haverá muitas demissões. Também considera o modo de funcionamento a partir das tecnologias existentes, projetando que as demissões poderiam ser feitas a partir de videoconferência, à distância. Ou seja, ele buscava prever como o ambiente externo estaria futuramente e de que forma se relacionaria com a sua empresa.

Também está presente no filme a característica abordada por Mintzberg,Ahlstrand e Lampel (1998 apud TERRA, 2012) da estratégia planejada de divisão entre a definição e a implementação da estratégia. Em um nível estratégico, representado no filme pelo diretor da empresa, há a definição da estratégia. No filme, essa definição se revela na intenção de reduzir as viagens dos profissionais responsáveis pela concretização das demissões, que representava um alto custo e, ao mesmo tempo, era um limitador do número de empresas que cada empregado era capaz de atender num determinado intervalo de tempo. Note-se que nessa forma de estratégia o diretor não leva em conta as oposições feitas pelo operacional, uma vez que o personagem Ryan tenta dissuadir o diretor apontando fatos do dia-a-dia do trabalho, porém não o faz mudar de ideia.

Já o nível tático está evidenciado na personagem Natalie Keener, que explicita como será feita essa estratégia, as ações que levarão ao objetivo definido pelo nível estratégico, e como o nível operacional realizará essas ações. Entre as ações definidas estão o sistema de videoconferência e o fluxograma com um padrão de perguntas e respostas que a personagem estava desenvolvendo na primeira viagem, e que posteriormente é passado aos profissionais. Ao nível operacional, representado no filme por Ryan, cabe implementar as ações previamente definidas pelo nível tático.

Análise do ambiente externo:

Pode-se observar no filme em questão que o diretor da empresa busca realizar uma análise do ambiente externo, ao considerar o provável cenário futuro do mercado. Ele busca entender fatores econômicos, sociais e tecnológicos que podem influenciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com