TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cintia Pereira

Trabalho Escolar: Cintia Pereira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 2

A FALTA DE ÈTICA GERA PREJUÍZOS ÁS EMPRESAS

Conforme Francisco Gomes Matos, (p. 09), ética expressa os valores da Verdade: “Respeito à vida; Respeito á dignidade humana; Respeito á liberdade responsável; Respeito ao trabalho e Respeito ao bem-comum”. Esta ética é a parte essencial da consciência humana, que revela um nível de maturidade, que da forma a cultura. A ética está baseada em três parâmetros na: ser justa, ser livre e ser solidário. Este é um grande desafio para as empresas, aplicar esses conceitos e valores. Pois as consequências ao negligenciar esta gestão de valores causarão grandes prejuízos, que podem ser fatal, como foi o exemplo das empresas Eron, uma gigante norte-americana de energia, Parmalat e Andersen que estavam mais preocupadas em dar uma boa impressão, mas realmente quando houve uma prestação de contas, foram constatadas irregularidades éticas que levou á corrupção e como saldo dívidas bilionárias, constatando mais uma vez que a falta de ética causa grandes prejuízos ás empresas.

A corrupção é um traço de degeneração cultural, uma negação á ética. Só podemos combater a corrupção com a vigilância cívica, por meio da educação e da sociedade organizada. Na empresa essa opinião consciente resulta em uma integração das lideranças, comprometidas com as verdades em comum, o que é essencial para validar a confiança e garantir a continuidade. Porém quando se cria um espírito bélico dentro da empresa, onde todos são concorrentes e devem ser eliminados, surge então à cultura da violência, tendo como resultado a desagregação do poder, a falta de integração das lideranças formando ilhas de dominação.

Para combater estes problemas organizacionais e a corrupção é necessário praticar princípios básicos como: integração, profissionalização, valorização humana e comunicação, que se expressem em um modelo de gestão competente, fazendo da ética uma filosofia e prática de empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com