TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Circuito Rc Rl Rlc

Artigos Científicos: Circuito Rc Rl Rlc. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  1.643 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Em um circuito analógico existem três componentes básicos: oresistor(R), o capacitor (C) e o indutor (L). Os seguintes componentespodem formar circuitos fazendo combinações entre si, indicando emsua abreviação, os componentes que estão presentes nos circuitos.Podem formar circuitos RC, RL e RLC.

CIRCUITO RL

Um circuito indutor ou RL consiste em um resistor e um indutor, podendo tanto estar ligado em série como pode estar ligado em paralelo, sendo alimentados por uma fonte de tensão.

-SÉRIE

Vendo o circuito como um divisor de tensão, vemos que a tensão sobre o indutor é dada por:

E a tensão sobre oresistoré dada por:.

E a tensão sobre o resistor é dada sobre;

-PARALELO

O circuito RL paralelo é geralmente de menor interesse que o circuito série. Isto ocorre em maior parte pelo fato de a tensão de saída Vout ser igual à tensão de entrada Vin. Como resultado, este circuito não atua como um filtro no sinal de entrada, a menos que este seja alimentado por uma fonte de corrente.Com impedâncias complexas:

Isto mostra que o indutor atrasa a corrente do resistor (e da fonte) em 90°.

CIRCUITO RC

Um circuito capacitivo ou RC consiste em um resistor e um capacitor, podendo estar ligado em série e em paralelo, sendo alimentados por uma fonte de tensão.

-SÉRIE

Vendo o circuito como um divisor de tensão, vemos que a tensãosobre o capacitor é dada por:

-PARALELO

O circuito RC paralelo é geralmente de menor interesse que o circuito série. Isso ocorre em maior parte pelo fato de a tensão de saída Vout ser igual à tensão de entrada Vin

Como resultado, este circuito não atua como um filtro no sinal de entrada, a menos que este seja alimentado por uma fonte de corrente.Com impedâncias complexas:

Isso mostra que acorrente do capacitor está 90° fora de fase com relação à corrente do resistor e à corrente da fonte. Alternativamente,as seguintes equações diferenciais podem ser utilizadas:

Para uma saída de passo (que é efetivamente um sinal de 0Hz,ouCC), a derivada da saída é um impulso em t = 0. Desta maneira, o capacitor atinge a carga completa muito rapidamente e se torna o equivalente a um circuito aberto, sendo este o comportamento característico do capacitor em corrente contínua.

CIRCUITO RLC

Um circuito RLC, também conhecido como circuito ressonante ou circuito aceitador é um circuito elétrico consistindo de um resistor, um indutor e um capacitor, conectados em série ou em paralelo.O circuito RLC é chamado de circuito de segunda ordem porque qualquer tensão ou corrente nele pode ser descrita por uma equação diferencial de segunda ordem. Todo circuito RLC consiste de dois componentes: uma fonte de alimentação e um ressonador. Existem dois tipos de fontes de alimentação, a fonte de Thévenine a fonte de Norton. Da mesma forma, existem dois tipos de ressonadores, os LC série e o LC paralelo. Como resultado, existem quatro configurações de circuitos RLC.

LC série com fonte de alimentação do tipo Thévenin

LC série com fonte de alimentação do tipo Norton

LC paralelo com fonte de alimentação do tipo Thévenin

LC paralelo com fonte de alimentação do tipo Norton

-SÉRIE

v- a tensão da fonte de alimentação (medida em volts V)

i- a corrente do circuito (medida em ampéres A)

R- a resistência do resistor (medida em ohms = V/A);

L- a indutância do indutor(medida em henrys= H = V•s/A)

C- a capacitância do capacitor (medida em farads= F =C/V = A•s/V) Dados os parâmetros V, R, L, e C, a solução para a corrente (I) utilizando a Lei da Tensão de Kirchoff :

Para uma tensão variável com o tempo v(t), isto se torna

-PARALELO

Notações do circuito RLC paralelo:

V- a tensão da fonte de alimentação (medida em voltsV)

I- a corrente do no circuito (medida em ampère sA)

R- a resistência do resistor (medida em ohms= V/A);

L- a indutância do indutor (medida em henrys= H = V•s/A)

C- a capacitância do capacitor (medida em farads= F =C/V = A•s/V) Para uma configuração paralelo dos mesmos componentes, aonde Φé o fluxo magnético no sistema, tem-se abaixo:

Com substituições obtém-se:

A primeira variável corresponde ao fluxo magnético máximo armazenado no circuito, e segunda variável corresponde ao período das oscilações ressonantes no circuito.

...

Baixar como  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »