TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Circuito Sensor De Luz

Monografias: Circuito Sensor De Luz. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  357 Visualizações

PLACA: CIRCUITO SENSOR DE LUZ

LISTA DE MATERIAL: CIRCUTO SENSOR DE LUZ

DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO DE ETAPAS

A) DIVISOR DE TENSÃO, SENSOR LDR E POTENCIÔMETRO

O divisor de tensão nos permite conseguir tensões menores do que a tensão do gerador disponível, ou seja, no circuito, a partir dos resistores associados em série, ele determina uma certa tensão.

Sensor LDR é um componente eletrônico passivo do tipo resistor variável, mais especificamente, é um resistor cuja resistência varia conforme a intensidade da luz que incide sobre ele. Tipicamente, à medida que a intensidade da luz aumenta, a sua resistência diminui. No circuito quando a luminosidade é baixa a lâmpada acende, caso contrário ela apaga.

Potenciômetro é um componente que possuir resistência elétrica ajustável. No circuito ele influência na sensibilidade do sensor LDR.

B) AMPLIFICADOR DARLINGTON TRANSISTORIZADO

Tem como características fundamentais o elevado ganho de corrente, a elevada impedância de entrada e baixa impedância de saída, no circuito, ele é responsável por aumentar a corrente liberada do LDR.

C) DRIVE DE SAÍDA DE ACIONAMENTO DE RELÉ

Funciona como uma conexão entre dois dispositivos, sendo eles o sensor LDR e a fonte de alimentação.

D) FUNÇÃO DO DIODO EM PARALELO COM A BOBINA DO RELÉ

Serve para proteger os componentes de acionamento. Isso ocorre porque quando a carga é desligada, o campo magnético criado se contrai e gera uma tensão inversa que pode queimar componentes. Com o diodo invertido ele não conduz com corrente de acionamento, mas coloca em curto a corrente induzida no desligamento.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com