TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificação E Descrição De Bombas

Trabalho Escolar: Classificação E Descrição De Bombas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  1.756 Palavras (8 Páginas)  •  1.290 Visualizações

Página 1 de 8

CLASSIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO DAS BOMBAS

Definição: Bombas são máquinas geratriz, cuja finalidade é realizar o deslocamento de um líquido por escoamento. Sendo uma máquina geratriz, ela transforma o trabalho mecânico que recebe para o seu funcionamento em energia, que é comunicada ao líquido sob as formas de energia de pressão e cinética.

O modo pelo qual é feita a transformação do trabalho em energia hidráulica e o recurso para cedê-la ao líquido aumentando sua pressão e ou sua velocidade.

1. DESCRIÇÃO DE TIPOS DE BOMBAS

1.1. Bomba hidráulica

Uma bomba hidráulica é um dispositivo que adiciona energia aos líquidos, tomando energia mecânica de um eixo, de uma haste ou de outro fluido: ar comprimido e vapor são os mais usuais. As formas de transmissão de energia podem ser: aumento de pressão, aumento de velocidade ou aumento de elevação – ou qualquer combinação destas formas de energia. Como consequência, facilita-se o movimento do líquido. É geralmente aceito que o líquido possa ser uma mistura de líquidos e sólidos, nas quais a fase líquida prepondera.

A bomba é utilizada nos circuitos hidráulicos para converter energia mecânica em energia hidráulica. As bombas são classificadas segundo seu princípio de funcionamento em dois tipos:

 hidrodinâmicas;

 hidrostáticas;

1.2. Bomba centrífuga

As bombas centrífugas funcionam pelo princípio hidrodinâmico (Fig.1). O líquido é deslocado rapidamente do pórtico de entrada para o de saída da bomba. A vazão desse tipo de bomba é grande, porém elas não podem vencer nem bar de pressão.

Figura 1 – Bomba Centrífuga funcionando como bomba e como turbina

As bombas que trabalham com alta pressão funcionam pelo princípio hidrostático. A ação mecânica cria um vácuo parcial na entrada da bomba o que permite que a pressão atmosférica force o fluído do tanque a subir pela linha de sucção e a penetrar em uma câmara da bomba.

O fluido confinado na câmara é agora pressionado para dentro da tubulação de saída da bomba. Esse tipo de bomba é também chamado de deslocamento positivo, pois com exceção de variações na eficiência, o deslocamento (Vazão) permanece constante independente da pressão.

Existem vários tipos construtivos de bombas, os mais comuns são:

• Bomba de engrenagens;

• Bomba de palheta;

• Bomba de êmbolo axial;

• Bomba de êmbolo radial.

Funcionamento de uma bomba de princípio hidrostático

1.2.1. Bomba de Engrenagens

Ao girar as engrenagens, o óleo é arrastado da câmara de sucção, através dos vãos dos dentes para o interior da câmara de pressão.

No engrenamento dos dentes é retido óleo comprimido (+/- 10%) o qual retorna á câmara de sucção.

Nesse sistema, conseguem-se pressões até 200bar, e vazão constante se o número de rotações do acionamento permanecer constante.

Bomba de engrenagens

1.2.2. Bomba de palhetas

O centro do rotor está disposto excentricamente em relação ao anel da carcaça de tal modo que, ao girar o rotor, as palhetas são pressionadas contra o anel da carcaça e formam câmaras que vão aumentando de tamanho (lado da sucção) para depois diminuir (lado de saída).

A vazão depende da excentricidade. Em algumas bombas, a excentricidade pode ser regulada e com isso a vazão pode ser aumentada ou diminuída. Essas bombas recebem o nome de bombas de vazão variável.

Outro tipo construtivo de bomba de palheta possuem um anel elíptico na carcaça que permite duas câmaras de sucção e duas câmaras de pressão. A vazão neste tipo de construção é constante e o esforço sobre os mancais é mais bem distribuído, conseguem-se com essa bomba até 175bar.

Para conseguir pressões mais altas montam em série as unidades de palhetas em uma carcaça de tal forma que a pressão de saída da primeira etapa seja a pressão de entrada para a segunda etapa.

1.2.3. Bomba de êmbolo axial

Quando o disco gira, os êmbolos se movimentam em vai-e-vem. Desta maneira, os cilindros enchem e esvaziam. Variando o ângulo (alfa), é possível variar o volume e inverter a direção de fluxo.

Conseguem-se pressões de até 400bar com esse tipo de bomba.

1.2.4. Bomba de êmbolos radiais

Quando o rotor, montado e excentricamente gira, os êmbolos executam um curso que vai aumentando, gradativamente, na câmara de sucção e diminuindo na câmara de sucção do cilindro.

É possível variar a vazão do fluído e inverter a direção do fluxo por meio da regulagem da excentricidade do rotor com esse tipo de bomba consegue-se pressões de até 630bar.

2. VÁLVULAS

Vamos conhecer agora os elementos de regulagem do sistema hidráulico:

• Válvulas de pressão – que controlam a força;

• Válvulas de fluxo – que controlam a velocidade.

2.1. Válvula limitadora de pressão

A finalidade dessa válvula é limitar a pressão de trabalho a um determinado valor ajustado.

Com uma válvula limitadora de pressão disposta, por exemplo, perto da bomba, protege-se a instalação hidráulica contra pressões excessivas do líquido,Essa válvula abre-se quando se sobrepassa a pressão máxima

O motor de acionamento, a bomba, a válvula limitadora de pressão e o depósito de líquido podem estar montados de uma forma compacta, formando um equipamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com