TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificação Poluição

Por:   •  8/12/2015  •  Abstract  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 5

Classificação da Poluição em Geral

De uma maneira geral, poluição é a emissão de resíduos sólidos, líquidos e gasosos em quantidade superior à capacidade de absorção do meio ambiente, fazendo com que ocorra um desequilíbrio capaz de interferir na vida dos animais e vegetais e nos mecanismos de proteção do planeta.

Existem diversos tipos de classificação da poluição em geral, os quais estão elucidados a seguir.

Quanto à distribuição

Quanto à classificação por distribuição espacial, podemos delimitar três tipos: As pontuais, as difusas ou não pontuais e as lineares.

A pontual se refere quando a fonte está concentrada numa pequena superfície. Exemplo: um poço tubular ou escavado. Já a difusa ocorre quando a fonte de poluição se estende, mesmo com baixa concentração, sobre uma grande superfície. Exemplo: áreas de irrigação ou áreas urbanas, ou do transporte por via atmosférica. Por fim, a linear dá-se quando a fonte de poluição é um rio ou um canal.

Quanto à forma

Dentro dos variados ambientes em que a poluição pode ocorrer, essa pode ser variável, de acordo com o tipo de contaminante. Logo, a poluição pode ser especificada em: Química, térmica, orgânica ou biológica, radioativa e mecânica.

Poluição química é a contaminação ambiental, solo e água principalmente, gerada por produtos químicos. Pode ser intencional ou acidental, sendo mais comum a primeira forma, pois muitas indústrias despejam produtos químicos em rios, lagos ou diretamente na rede de esgoto da cidade, não fazendo o devido tratamento. É comum também a ocorrência de poluição na zona rural, através da contaminação do solo pelo uso excessivo e irregular de pesticidas.

A poluição química intencional, também conhecida como brutal, ocorre pelos lançamentos maciços de dejetos industriais no meio ambiente, tais como ácidos, álcalis, metais pesados, hidrocarbonetos, fenóis, detergentes, dentre outros. Caracteriza-se pelos seus efeitos brutais sobre ao ambiente. Já a poluição química acidental, também vista como insidiosa ou crônica, ocorre de maneira mais ou menos sistemática, com menor quantidade de poluentes. Seus efeitos são frequentemente intensificados devido à mistura de vários tipos de poluentes, que são bem mais nocivos quando agem sinergicamente com outros do que quando agem separadamente. Nesta categoria, estão incluídos os detergentes sintéticos, os subprodutos do petróleo, os pesticidas e resíduos químicos diversos.

Temos que a poluição térmica deriva da elevação da temperatura média do ambiente. Mais comum nos ambientes aquáticos, tem sua origem no aquecimento das águas utilizadas no resfriamento de reatores de usinas térmicas, nas centrais elétricas, nas refinarias de petróleo, destilarias, etc.

Esse aumento de temperatura afeta a solubilidade do O2 na água, fazendo com que esse gás se difunda mais facilmente para a atmosfera, implicando na diminuição de sua disponibilidade na água prejudicando a vida aquática. Ademais, o impacto da variação térmica é nocivo para as formas estenotérmicas, não toleram grandes variações de temperatura. A poluição térmica também é causada pelo aquecimento global e pode acarretar a perda de grande parte da fauna marinha e lacustre.

Na poluição orgânica os poluentes se caracterizam como materiais orgânicos fermentáveis. Nesta divisão, os esgotos domésticos, as indústrias de lacticínios, os curtumes, os matadouros, as indústrias têxteis e de celulose são as principais fontes poluidoras.

A poluição radioativa é gerada pela radiação proveniente das explosões atômicas, em acidentes de usinas nucleares e no lixo atômico. Assim como pode acontecer por meio de agentes bacteriológicos, em casos de adubos mal acondicionados ou embalagens não tratadas corretamente, ou então por causa de esgotos que não são tratados, causando bactérias e vírus.

Também pode vir por meio de agentes químicos, que contaminam o solo, como detergentes não biodegradáveis, inseticidas caseiros e outros produtos, bem como por agentes físicos, que são a única forma de contaminação radioativa natural, onde a erosão do solo e outras perturbações no meio ambiente passam a liberar gases e outros produtos químicos com elevados quocientes de radiação para o meio ambiente. E, finalmente, as partículas radioativas, estas sim produzidas por usinas e outros meios de fissão, que contaminam com radiação artificial. As águas utilizadas no resfriamento dos reatores atômicos arrastam resíduos radioativos para rios e mares. Esse tipo de poluição promove riscos irreversíveis aos organismos e ao ambiente.

Por fim, a poluição mecânica é decorrente de grandes quantidades de argila, areia, calcário e escórias derivadas da dragagem de corpos d’água, da indústria de mineração, da construção civil e abertura de estradas.

A poluição é um problema mundial e reflete o aspecto socioeconômico de uma região. Em regiões com baixos índices de desenvolvimento, o tipo de poluição frequente é a chamada poluição “da miséria”, aquela relacionada à deficiência de saneamento básico. Já em regiões desenvolvidas, dotadas de uma economia estável, outro tipo de poluição presente é a denominada poluição “tecnológica”, considerada mais violenta, representada pelo uso indiscriminado de pesticidas e muitos outros produtos industriais responsáveis por enormes danos ao ambiente.

 

Quanto à localização

Outra classificação que pode ser prevista é de acordo com o meio em que ocorre, a forma de incidência ou localização. As alterações que ocorrem na água, no ar e no solo, rotulam-se, respectivamente, como poluição hídrica ou da água, atmosférica ou do ar e edáfica ou do solo.

A poluição hídrica ocorre pela introdução de qualquer matéria ou energia responsável pela alteração das propriedades físico-químicas de um corpo d’água. Os principais responsáveis por essa categorização de poluição são os lançamentos de efluentes industriais, agrícolas, comerciais e esgotos domésticos, além de resíduos sólidos diversos. Isso compromete a qualidade das águas superficiais e subterrâneas, afetando a saúde de espécies animais e vegetais em vários pontos do planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (281.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com