TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cliclo De Vido Do Produto

Artigo: Cliclo De Vido Do Produto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  1.784 Palavras (8 Páginas)  •  1.009 Visualizações

Página 1 de 8

CICLO DE VIDA DO PRODUTO

Um produto corresponde a um conjunto de atributos tangíveis e intangíveis, que proporciona benefícios reais ou percebidos com a finalidade de satisfazer as necessidades e os desejos do consumidor.

Na medida em que as pessoas mudam, seus hábitos de consumo tendem a acompanhar essa mudança, gerando novos desejos que devem ser satisfeitos por meio dos benefícios proporcionados pelos produtos.

“Com o desenvolvimento da sociedade informacional, junto, por exemplo,

com a telemática e a informática, nossa percepção de tempo mudou. Já não

aceitamos muitas coisas, como longos tempos de espera ou enfrentar fila, num

passado recente tidas como normais. O e-mail ganhou cada vez mais importância na comunicação, em vez da carta postada pelo correio; o celular permite falar em qualquer hora e local, tomando o lugar da telefonia fixa; o micro-ondas ganhou o espaço do fogão a gás (que havia tomado o do fogão a lenha); o metrô, o lugar do ônibus; e assim por diante. Portanto, apesar das necessidades permanecerem as mesmas, a forma de atendê-las mudou completamente, o que não significa a substituição do produto de maneira imediata” (MOREIRA, 2004, p. 114).

“No dinâmico ambiente de marketing atual, a estratégia de marketing da empresa deve ser modificada à medida que o produto, o mercado e os concorrentes mudem ao longo do tempo. Descreveremos aqui o conceito de ciclo de vida do produto (CVP) e as mudanças que as empresas fazem à medida que o produto passa por cada estágio desse ciclo” (KOTLER, 2005, p. 215).

O que é Ciclo de Vida

Segundo Kotler (2005, p. 215-216), “para dizer que um produto possui um ciclo de vida, é necessário afirmar quatro pontos: (1) os produtos têm uma vida limitada; (2) as vendas do produto passam por diversos estágios, com diferentes desafios, oportunidades e problemas para a empresa vendedora; (3) os lucros aumentam e diminuem nos diferentes estágios do ciclo de vida do produto; e (4) os produtos exigem diferentes estratégias de marketing, financeiras, de produção, de compras e de recursos humanos em cada estágio”.

Portanto, o ciclo de vida de um produto é a representação do produto no mercado desde seu lançamento até o declínio, passando por diferentes estágios, de maneira similar ao que ocorre com qualquer ser vivo.

Os Estágios do ciclo de vida

Os produtos, como os seres vivos, passam por diferentes fases na vida: nascem, crescem atingem a maturidade e entram em declínio posteriormente.

“O conceito de ciclo de vida do produto fornece uma maneira de controlar os estágios de aceitação de um produto, de seu lançamento (nascimento) até seu declínio (morte). Conforme mostra a Figura 2.3, um produto passa por quatro estágios principais: lançamento, crescimento, maturidade e declínio. Observe que o ciclo de vida do produto ilustrado não se refere a qualquer marca; em vez disso, ele se refere a uma categoria ou uma classe de produtos. Uma categoria de

produto inclui todas as marcas que satisfaçam um tipo de necessidade em particular. Categorias de produtos incluem carros de passageiros, cigarros, refrigerantes e café” (Lamb, 2004, p. 337).

Figura 2.3: Quatro estágios do ciclo de vida do produto.

Fonte: Lamb, (2004, p. 337)

Para Lamb (2006, p. 337), “o tempo que um produto passa em um estágio do ciclo de vida pode variar drasticamente. Alguns produtos, como itens de moda, passam por todo o ciclo em algumas semanas. Outros, como lavadoras e secadoras de roupa elétricas, permanecem no estágio de maturidade por décadas. A figura 2.3 ilustra o típico ciclo de vida para um produto de consumo durável, como uma lavadora ou uma secadora. Em contraste, a figura 2.4 ilustra os típicos ciclos de vida para estilos (como roupas formais, comerciais ou informais), moda (como minissaia ou calças do tipo "boca de sino") e moda passageira (como roupas com estampa de leopardo, ioiôs e Indoor Kart)”.

Figura 2.4: ciclos de vida de produto para estilos, moda e moda passageira.

Fonte: Lamb (2004, p. 338)

É difícil prever o tempo exato de permanência do produto em cada um dos estágios do ciclo de vida, pois o mesmo será muito influenciado por fatores como a concorrência de novos produtos e também do tempo de adoção dos consumidores. Por isso, o ciclo de vida do produto será variável de acordo com o mercado considerado.

“O conceito de ciclo de vida do produto não diz aos administradores qual a duração do ciclo de vida ou a duração de qualquer estágio. Ele não dita a estratégia de marketing. Ele é simplesmente uma ferramenta para ajudar os profissionais de marketing a prever eventos futuros e a sugerir estratégias apropriadas” (Lamb, 2004, p. 337).

Vamos analisar de forma sequencial cada estágio.

Após terem sido realizados todos os estudos necessários para a viabilização

de um produto, o primeiro estágio é o do seu lançamento ou introdução no

mercado, marcado pelo momento em que o produto passa a ser oferecido e

está disponível para o consumidor ou cliente.

Uma vez que colocar um produto no mercado e suprir os canais de revendedores requer tempo, o crescimento das vendas tende a ser lento nesse estágio.

“Os lucros são negativos em virtude das baixas vendas e das despesas com distribuição e promoção. É preciso muito dinheiro para atrair os distribuidores. Os gastos promocionais são altos em razão da necessidade de informar os consumidores potenciais, induzir a experimentação e assegurar a distribuição” (KOTLER, 2005, p. 216).

O principal objetivo neste estágio é despertar o interesse do consumidor/cliente pelo produto, destacando os seus atributos e os benefícios gerados e estimular a experimentação.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com