TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cláudia

Dissertações: Cláudia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADES DAS AULAS 1, 2, 3 e 4

ATIVIDADE DA AULA 01

Por que dizemos que o conhecimento concreto não é a soma, mas a síntese de abstrações justificadas? Comente. (mínimo de linhas 8)

Todo fato social é um fato histórico e inversamente. Segue-se daí que a história e a sociologia estudam os mesmos fenômenos e que, se cada uma delas captura um aspecto real, a imagem que ela dele nos dá não poderia ser senão parcial, na medida em que não for completada pelas contribuições da outra.

Não se pode obter um conhecimento real dos fatos humanos reunindo resultados parciais e deformantes de uma sociologia coisificante e psicologista com aqueles de uma história política ou bem simplesmente positivista.

As abstrações não sendo justificadas, sua síntese é impossível. Não se trata, pois de reunir os resultados da sociologia e da história, mas de abandonar toda a sociologia e toda história abstratas para chegar a uma ciência concreta dos fatos humanos que não podem chegar senão uma sociologia histórica.

ATIVIDADE DA AULA 02

Comente sobre a importância da Revolução Industrial, para os dias de hoje. Ou seja, quais mudanças podem verificar, depois dos estudos realizados? (mínimo de linhas 8)

A substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril constituiu a Revolução Industrial; revolução, em função do enorme impacto sobre a estrutura da sociedade, num processo de transformação acompanhado por notável evolução tecnológica.

De um lado, temos o aumento do progresso técnico, a adoção de novas tecnologias, visando o aumento da produtividade e da competitividade e, do outro lado, a constituição de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e seletivo.

Tais mudanças, em face da nova ordem econômica mundial têm levado à desordem e à instabilidade, implicando insegurança no mundo do trabalho, cuja mais visível é a expansão do desemprego em todo o mundo.

ATIVIDADE DA AULA 03

Qual o principal pensamento de Comte? Destaque sua importância e a necessidade de estuda-lo nos dias de hoje. (mínimo de linhas 8)

Desenvolveu o Positivismo corrente sociológico, é um dos fundadores da sociologia. Comte, como pai da sociologia positivista adquiriu conhecimento dedicando ao estudo científico das sociedades, deu suporte ao homem a trilhar o caminho para o encontro da organização social e política. Caracterizou as sociedades, como constantes evoluções sociais. Desta idéia deriva a frase em nossa bandeira brasileira “Ordem e Progresso”.

Augusto Comte, que viria a ser o pensador mais importante na história da filosofia positivista, contribuiu para o avanço na compreensão das ciências e, especial das ciências políticas, onde também é considerado o pai da sociologia.

A sociologia para Comte era de grande importância, como qualquer outro estudo que naquela época tivesse em andamento, como por exemplo: O estudo de astronomia ou a química. Com isso, Augusto Comte, deu aos governantes futuros, uma visão de um grande conhecedor de uma sociedade. Fazendo, então assim um estudo científico das sociedades.

ATIVIDADE DA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com