TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇAO DE Cl- COM Ag 0,01M-1 (MÉTODO DE MOHR) E DETERMINAÇÃO DE CLORETO (MÉTODO DE VOLHARD).

Por:   •  8/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.135 Palavras (13 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

ETEC “SALES GOMES” – UNIDADE 101

ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO EM QUÍMICA

ANALISE QUÍMICA QUANTITATIVA (AQQT)

DETERMINAÇAO DE Cl- COM Ag 0,01M-1 (MÉTODO DE MOHR) E DETERMINAÇÃO DE CLORETO (MÉTODO DE VOLHARD).

Datas: Realização: 21/08,04/09

Entrega: 06/09

Turma: 1° ETIM “B” - QUÍMICA

Professor(es) Responsável(is): Luís Carlos Antunes Júnior

Aluno: Pedro da Silva Lima

Uso do Professor:

Menção do Grupo:

Aluno: Rebecca Lilia Dogado Fracarolli

Uso do Professor:

TATUÍ, SP

2019

  1. INTRODUÇÃO

MÉTODO MOHR

O método de Mohr consiste em um sistema de detecção do ponto de final em uma volumetria de precipitação. Este método tem como base a constituição de um segundo precipitado.(1)

Nesta detecção do ponto final usa se como indicador um segundo precipitado, em que esteja presente a partícula titulante. Esse precipitado deve estar de acordo com às seguintes condições: a sua coloração dever ser totalmente diferida da do precipitado desenvolvido no decorrer dessa titulação, de forma a que a sua formação possa ser detectável visualmente, e deve iniciar a constituir-se imediatamente em seguida à precipitação total do íon a titular, sendo de suma importância para isso, que a sua solubilidade seja ligeiramente superior à do precipitado desenvolvido na titulação. (1)(2)

Dessa forma o indicador (segundo precipitado) tem dessa forma de ser apropriadamente escolhido, de maneira que a sua precipitação não se dê antes de ser atingido o ponto de equivalência nem ter que muito depois dele. (2)

No método de Mohr, tal modelo de indicador é frequentemente utilizado na titulação do íon cloreto (Cl-), com o íon prata (Ag+), assim sendo o indicador um precipitado vermelho de cromato de prata (Ag2CrO4). (3)

A fim de que o íon de cromato caracterize como um indicador apropriado, não deve-se reagir com o íon prata anteriormente a concentração deste ter alcançado o seu valor de equilíbrio, isto é, o íon prata há de precipitar totalmente o íon cloreto, só depois que ocorre a formação do cromato de prata de cor avermelhada .O aparecimento desta cor no titulado, muito difere-se da cor branca do precipitado de cloreto de prata, indica o ponto final da titulação. (1)(2)

Tal método é aplicado ao doseamento de cloretos e de brometos, entretanto não utilizado ao de iodetos, dando o fato de que o iodeto de prata ser fortemente corado, tornando difícil a detecção do ponto de equivalência.

Devido a esses fatores antagônicos o método de Mohr é abundantemente limitado, não podendo ser aplicado em quaisquer titulações de precipitação. (2)

Dado que há outros meios de detecção do ponto final mais significativos o método de Mohr não é utilizado nos dias atuais com a mesma intensidade que no passado. (2)

Como este método se aplica numa calorimetria o pH do titulado dever ser inferior a 10. Contudo, o meio ácido é também desfavorável à titulação, pelo que o meio deve ser aproximadamente neutro (pH compreendido entre 6,5 e 10). Deverá, assim, ser feito um ajuste de acidez. (2)(3)

A argentometria, também conhecida como clorometria, é um método utilizado para determinar a concentração de cloretos de uma solução. Neste método é usado o nitrato de prata (AgNO3) como reagente e o cromato de potássio (K2CrO4) sendo indicador, que em meio ácido gera dicromato de potássio (K2Cr2O7). (2)(3)

Quando o teor de cloretos é normal, a quantidade de nitrato de prata adicionada é excessiva, reagindo com o indicador. Por outro lado, quando o teor de cloretos é mais elevado, haverá menor quantidade de prata disponível para reagir com o indicador e, como consequência, menor quantidade de precipitado será formada, com decrescimento da intensidade da coloração. Isto é, quanto maior a concentração de cloretos na amostra, menor a intensidade de coloração. (3)

MÉTODO FAJANS

O Método de Fajans cerca a titulação de cloreto usando indicadores de adsorção. O indicador é adsorvido na superfície do precipitado. (4)

Por meio desta adsorção acontece próximo do PE e resulta não somente na mudança de cor, mas também na transferência de cor da solução para o sólido. (4)

Assim sendo, acontece a adsorção e não há formação do precipitado do indicador, pois o Kps não é demasiado. (4)

Tal adsorção é uma reação reversível e deve ser efetuada rapidamente. As substâncias contidas ou são corantes ácidos ou corantes básicos.  (4)(6)

A escolha do indicador de adsorção preciso segue as condições seguintes : o precipitado formado deve se separar tanto quanto possível na condição do sistema sólido, a solução não deve ser dissolvida demasiadamente, porque a quantidade de precipitado formada será pequena e a mudança de cor não será visível, o íon indicador deve ter caga oposta comparando a o íon precipitante, o íon indicador não deve ser adsorvido antes que o composto em questão alcance o nível máximo de precipitado, mas deve estabelecer fortemente adsorvido imediatamente após o ponto de equivalência e, o íon indicador não deve ser adsorvido fortemente demais ao precipitado. São limitações do Método de Fajans com indicadores de adsorção. (4)(6)

MÉTODO VOLHARD

O método de Volhard cerca a titulação de íon prata em meio ácido com uma solução padrão de tiocianato:(6)

Ag+ + SCN- 🡪 AgSCN

O indicador é usado o íon ferro (III) (método indireto), que produz uma coloração avermelhada com o primeiro excedente de tiocianato: (6)

Fe3+ + SCN- 🡪 Fe(SCN)2+

A titulação de precipitação utilizando o Método de Volhard é feita em meio ácido para remediar a precipitação de óxido hidratado de Fe (III). (4)(6)

A titulação de precipitação empregando o Método de Volhard é feita em meio ácido para prevenir a precipitação de óxido hidratado de Fe (III). Uma vantagem desse meio é que sais que interfeririam na titulação, comoarsenato, fosfato, sulfito, sulfeto, carbonato, oxalato, não interferem porque a reação se processa em meio fortemente ácido e esses sais de prata são solúveis em meio ácido. Os íons de cobre, cádmio, zinco, manganês, cobalto e níquel também não interferem. A não ser os íons corados em concentração alta, pois dificulta a visão do ponto final. A principal utilização do Método de Volhard é a determinação indireta de haletos. Um excesso medido de solução padrão de nitrato de prata é adicionado à solução ácida de haleto. Em seguida, a prata resilida é titulada com uma solução padrão auxiliar de tiocianato. As reações envolvidas são: (4)(6)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (192.1 Kb)   docx (286 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com