TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coaching

Tese: Coaching. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Tese  •  1.860 Palavras (8 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 8

1. COACHING EDUCATION

Definições de Coaching

O Coaching é um processo de autoconhecimento e desenvolvimento humano (pessoal e profissional) definido com um acordo entre o profissional e o cliente, com o objetivo de aprimorar o desempenho das pessoas.

• Coaching Pessoal

O Coaching pessoal aborda como o próprio nome indica a área pessoal da vida de um indivíduo, como os seus relacionamentos pessoais. É por isso uma área muito abrangente, porque lida com vários tipos de interação do cliente com o seu meio envolvente.

• Coaching Profissional

O Coaching profissional aborda a área de competências e desenvolvimento profissional do Coachee com ações voltadas para a evolução profissional.

O processo é desenvolvido através de diversas técnicas, como motivação, questionamentos, feedbacks e a adequação do estilo do processo ao cliente. O processo desenvolve a competência do auto aprendizado do ciente a fim de que seja alcançado os objetivos dos clientes.

A palavra Coaching significa “treinamento”, tem origem na língua inglesa (Coach) e foi utilizada pela primeira vez na cidade de Kócs, na Hungria, para designar carruagem de quatro rodas. No século XVIII os nobres universitários da Inglaterra iam para suas aulas, conduzidos em suas carruagens por cocheiros chamados – Coacher. Por volta de 1830 o termo Coach passa a ser utilizado na Universidade de Oxford como sinônimo de “tutor particular”, aquele que “carrega”, “conduz” e “prepara” os estudantes para seus exames. Em 1831 o termo Coaching foi usado pela primeira vez no âmbito dos esportes. Em 1950 o termo é usado pela primeira vez na literatura de negócios, como uma habilidade de gerenciamento de pessoas.

Linguagem utilizada no processo:

• Coaching = Processo

• Coach = Profissional (treinador, numa tradução Inglês).

• Coachee = Cliente

• Estado desejado = Meta

Coaching é um processo sistemático, colaborativo, focado em soluções e orientado a resultados no qual o Coach facilita a evolução do desempenho, do bem-estar, da aprendizagem dirigida à própria pessoa e do desenvolvimento particular de indivíduos, grupos e organizações que não apresentem problemas mentais clinicamente significativos ou níveis anormais de padecimento psicológicos. É um processo de desenvolvimento humano, pautado em diversas ciências como: Psicologia, Sociologia, Neurociências, Programação Neurolinguística, e que usa de técnicas da Administração de Empresas, Gestão de Pessoas e do universo dos esportes para apoiar pessoas e empresas no alcance de metas, no desenvolvimento acelerado e, em sua evolução contínua.

Nesse processo de autoconhecimento e desenvolvimento o Coach apoia o cliente na busca de realizar o objetivo, ajudando a traçar as diversas metas que somadas levam o Coachee ao encontro do estado desejado.

Isso é feito por meio de reflexões e posterior análise das opções e da identificação e uso das próprias competências, como o aprimoramento e também o adquirir novas competências, além de perceber, reconhecer e superar as crenças limitantes, os pontos de maior fragilidade. É uma abordagem de desenvolvimento humano e profissional que tem como objetivo apoiar profissionais de qualquer área de atuação a maximizar seus resultados com base na otimização de seus próprios recursos técnicos e emocionais.O processo de Coaching é essencialmente uma conversa, um diálogo que envolve você e eu, num contexto produtivo e orientado a resultados. Nessa conversa, que procede com a formulação de perguntas relevantes em momentos críticos, posso encorajar e apoiar o Coachee para que enxergue as situações por novos ângulos e seguindo estratégias diferentes.

O Coach atua encorajando, apoiando, mantendo a motivação e acompanhando a Ação e o Plano de Ação de seu Coachee, incentivando o seu crescimento, aumento de capacidades, habilidades, ação, conscientização de valores e maior controle emocional (Inteligência Emocional), por meio de técnicas que melhorem a sua performance profissional e pessoal, com foco em melhor qualidade de vida, visando à satisfação de objetivos desejado pelo Coachee, considerando ideias como a de que o simples fato de compartilhar pensamentos e ideias que estão soltos e poder organizá-los, transformando em um objetivo desafiante e guiado e mensurado por um Plano de Ações, possibilitando desta forma a concretização dos sonhos e desejos.

O Coaching consiste num relacionamento entre o Coachee e o Coach, em que ambos colaboram para atender às necessidades do Coachee. O conteúdo a ser trabalhado é dado por ele, que é, então, guiado e apoiado para efetuar as mudanças desejáveis em um ou mais setores de sua vida, levando a uma vida mais gratificante e equilibrada.

O papel do Coach

O profissional de Coaching atua como um estimulador externo que desperta o potencial interno de outras pessoas, usando uma combinação de flexibilidade, insight, perseverança, estratégias, ferramentas pautadas em uma metodologia de eficácia comprovada e, então, o Coach (Profissional) acompanha seu Coachee (Cliente), demonstrando interesse genuíno (às vezes chamado de carisma) para apoiar os seus clientes de Coaching (Coachees) a acessar seus recursos internos e externos e, com isso, melhorar seu desempenho.

Com fundamento no desenvolvimento de competências técnicas e emocionais, o Coach atua como um "olho externo" para seu cliente. Apoiando-o em seu autoconhecimento por meio de um ângulo novo de visão, facilitando e fornecendo instruções, diretrizes, feedback e apoio a fim de aprimorar o desempenho e os resultados do Coachee.

As competências do Coach devem encorajar e ajudar o Coachee através das diversas ferramentas disponíveis o autoconhecimento, limitações e desenvolvimento de competências que proporcionem a realização dos objetivos estipulados.

As principais habilidades do Coach para o bom desempenho do processo são:

• Fazer uma distinção clara entre o conteúdo e o processo do problema do cliente, ou seja, qual é o problema e como o representa;

• Trabalhar sempre para oferecer ao cliente mais opções do que ele tem no momento;

• Conhecer a distinção entre o Coaching e o aconselhamento terapêutico, o treinamento e a consultoria;

• Familiaridade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com