TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coaching

Monografias: Coaching. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  8.342 Palavras (34 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 34

INTRODUÇÃO

A mudança é dos aspectos mais críticos do gerenciamento eficaz. A turbulência do meio ambiente empresarial em que opera a maioria das empresas implica não só uma freqüência maior das mudanças mas também a intensificação de sua complexidade e de seu impacto. Muitas das situações de mudança nas quais os gerentes se envolvem são incrementais – e não fundamentais – e, embora haja uma área comum a ambas, também existem diferenças na maneira de administrar os dois tipos de situação.

Muitas organizações brasileiras por uma falta de visão financeira, administram as suas empresas somente olhando para o seu caixa, ou conta corrente, ou pior ainda o seu patrimônio próprio, deixando de fazer não só a análise de seus números como também de administrar as empresas de forma profissional.

As pessoas são como um combustível insubstituível de qualquer processo organizacional e portanto sem o envolvimento e comprometimento das pessoas, empresa nenhuma obterá parceria, cooperação para que se possa ter a integração dos objetivos e interesses das empresas-pessoas-clientes.

O processo de coaching na gestão de pessoas, começa quando procura-se o apoio para resolver um problema ou realizar um projeto e você aceita comprometer-se com este papel. O processo também pode começar por iniciativa sua: você oferece apoio a alguém, que pode aceitar ou não.

Sua função é lhe dar poder para que ela produza, para que suas intenções se transformem em ações que, por sua vez, se traduzam em resultados. Dar poder para que o outro adquira competências, produza mudanças específicas em qualquer área da vida ou até a si mesmos.

Assim sendo, quando o cliente realiza algo que considera significativo, ele se realiza, torna-se um vencedor. Apoiar alguém a transformar sua auto-estima em sua força pessoal é parte fundamental do processo de coaching. Esse compromisso com a pessoa acompanhando sua evolução, dando suporte nos momentos difíceis e estimando-a a avançar, vai produzindo no coach uma transformação sutil: ele está sendo útil para alguém.

Assim diante das premissas apontadas o presente estudo tem como objetivo geral apresentar o Coaching Interno e Externo na Organização: suas práticas e feedback e sua importância na gestão de pessoas.

Para tal a metodologia utilizada é o método o método científico e dentro dele o modelo dedutivo, no qual, conforme Lakatos e Marconi (2004, p. 72), “... a necessidade de explicação não reside nas premissas, mas ao contrário, na relação entre as premissas e a conclusão”.

No argumento dedutivo, para que a conclusão seja verdadeira todas as premissas também deverão sê-lo. Portanto, seu propósito é explicar o conteúdo das premissas levantadas sem a ampliação do seu conteúdo para se atingir a certeza.

Assim, o presente trabalho monográfico será baseado na técnica de documentação indireta abrangendo a pesquisa documental e bibliográfica em livros, artigos de revistas, jornais e web sites que tratam do assunto em questão de modo a comprovar todas as premissas apontadas no seu tramitar.

1 O GERENCIAMENTO MODERNO

Atualmente as organizações são indiscutivelmente o tipo de sistema social predominante das sociedades industriais. Enquanto antes a sociedade era constituída de inúmeros pequenos sistemas sociais desorganizados, hoje são as organizações que estão cada vez maiores e melhor estruturadas, que dominam o panorama social contemporâneo. Enquanto em um passado não muito longínquo era a família, a tribo, o clã, o feudo, a pequena empresa familiar, de caráter agrário, artesanal, ou eventualmente comercial, os sistemas sociais dominantes, no mundo moderno apenas a família, embora muito modificada, conserva sua importância; as pequenas empresas tendem a desaparecer, e aqueles outros tipos de sistema social já desapareceram, dando lugar às grandes empresas, ao Estado moderno com toda a imensa gama de serviços que presta, aos clubes, às escolas, às igrejas, às associações de classe. (BACCARO, 1988, p. 11)

A sociedade moderna se caracteriza pelas organizações. Entre as características que tornam única a época em que vivemos, o grande número de organizações e a predominância desse tipo de sistema social em relação aos demais, são das mais significativas.

O princípio fundamental que rege a vida das organizações é o princípio da eficiência. Um sistema social qualquer não necessita ser eficiente, produtivo. Já nas organizações, a eficiência ou pelo menos a procura da eficiência é uma condição de existência.

A sociedade moderna é caracterizada pela competitividade do contexto global, e para acompanhar a conjuntura econômica, é fundamental um Gerenciamento dinâmico engajado com todas as necessidades da sociedade moderna. E para melhor compreensão do desenvolvimento de gerenciamento, faremos uma retrospectiva desde os autores clássicos até os atuais.

A fundamentação teórica da administração evoluiu gradativamente, ou seja, em certos aspectos, é uma decorrência da Teoria das Organizações (T.O. ), um meio de operacionalizar conceitos e ideologias das organizações. Enquanto a T. O. trata do estudo e análise das organizações humanas, a Teoria da Administração (T. A .) trata do estudo da administração das organizações em geral e das empresas em particular. A T.A . é uma teoria em crescente expansão e gradativamente abrangente. Começou com uma teoria de sistema fechado, preocupada inicialmente com alguns poucos aspectos e variáveis situados dentro da organização e voltada exclusivamente para os problemas mais concretos e imediatos do ponto de vista de sua aplicação e foi paulatinamente expandindo e ampliando o seu objeto de estudo. Aliás, essa expansão e ampliação não se apresenta de maneira uniforme, mas variando enormemente de acordo com as escolas e teorias administrativas, e de acordo com os aspectos e variáveis que cada uma delas considerou relevantes na sua época para fundamentar as suas conclusões ou para solucionar os problemas então mais importantes com que defrontavam.

Muito embora a administração seja uma disciplina relativamente nova, o seu desenvolvimento foi muito rápido. A própria história do pensamento administrativo proporciona uma perspectiva das contribuições e dos problemas e situações com que se defrontou no correr destas últimas sete décadas no mundo industrial.

A administração é um fenômeno universal no mundo moderno. Cada empresa requer a tomada de decisões, a coordenação de múltiplas atividades, a condução de pessoas, a avaliação do desempenho dirigido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.2 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com