TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cobras Peçonhentas

Ensaios: Cobras Peçonhentas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 2

Distinção das cobras peçonhentas

As cobras peçonhentas possuem uma cabeça achatada e triangular (com exceção da Jibóia que tem cabeça triangular e não é peçonhenta), enquanto que as não peçonhentas possuem uma cabeça arredondada; as cobras peçonhentas apresentam duas presas no maxilar superior, as não peçonhentas apresentam dentes pequenos e iguais; as cobras peçonhentas após morder, deixam dois sulcos profundos (por causa de suas presas) já as não peçonhentas deixam vários furos pequenos e iguais (por causa de seus dentes pequenos e iguais).

Cobras peçonhentas tem a cabeça triangular, bem destacada no corpo e cobertas por escamas pequenas. No olho têm a pupila em forma de fenda vertical. Suas escamas são ásperas e com arestas. Possuem dentes inoculadores. Seus movimentos são normalmente lentos e vagarosos.

Cobras não peçonhentas tem cabeça arredondada pouco destacada no corpo e com grandes escamas formando placas. No seu olho sua pupila é redonda. Suas escamas são achatadas e lisas. Não possuem dentes peçonhentos.

Porém, há algumas exceções, como é o caso da coral verdadeira. Ela não apresenta quaisquer características citadas acima; porém, é peçonhenta e seu veneno é altamente letal.

Classificar as cobras como venenosas ou não venenosas é um equívoco, já que todas apresentam veneno, sendo este sua saliva capaz de degradar a presa, já que estes animais não mastigam. A diferença entre as cobras tidas como venenosas é a presença da peçonha (presa inoculadora de veneno), capaz de injetar sua saliva (veneno) diretamente na corrente sanguinea de suas presas. Assim, é correto classificá-las como peçonhentas ou não peçonhentas, devido a presença ou ausência de peçonha, e não presença ou ausência de veneno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com