TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Codificação padrão

Seminário: Codificação padrão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2014  •  Seminário  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

Muitos autores atribuem o surgimento da contabilidade a necessidade de registrar os custos para avaliar os estoques e consequentemente apurar o resultado do período de forma mais assertiva possível, para isto desenvolveram métodos de custeio, cada método tem suas vantagens e desvantagens, o determinante entre o sucesso de uma empresa e seu fracasso está basicamente na diferença entre o custo do produto e o seu preço de venda, o lucro. Determinar qual o melhor escolha para distribuir o custo no preço de venda é fundamental para o resultado da empresa.

Custeio Padrão

Segundo Bruni e Famá (2004, p. 169) “o custo-padrão consiste em técnica de fixar previamente preços para cada produto que a empresa fabrica”. Não é o custo real, mas sim o custo que deveria ser .

Custeio por Absorção

Guerreiro (2006, p. 21) define o custeio por absorção como “aquele que distribui todos os custos de produção de um período, sejam fixos ou variáveis, diretos ou indiretos, às quantidades de produtos fabricados”. Os custos diretos são alocados imediatamente aos produtos, enquanto que os custos indiretos necessitam ser estabelecido critérios de rateios para alocação desses custos aos produtos. Esses critérios de rateio são arbitrados buscando-se adequar os custos aos produtos da maneira mais justa possível .

Custeio Variável

Segundo Stickney e Weil (2001, p. 347) no custeio variável “os custos de produção fixos são tratados da mesma forma que os custos de vendas e administrativos – isto é, são considerados como despesa do período em que são incorridos, e não como custos do produto”. Nesse método de custeio diminui a necessidade de arbitrar critérios de rateio, pois os custos fixos são alocados como despesas, mas continuam sendo arbitrados critérios de rateio para os custos indiretos variáveis.

Custeio baseado em atividades – ABC

Dutra (2003, p. 234) esclarece que “esse método atribui aos objetos de custeio – produtos, serviços, clientes etc. – todos os custos e despesas, sendo os diretos por apropriação e os indiretos rastreados por direcionadores de custos”. A justificativa teórica do método de custeio baseado em atividades considera que praticamente todas as atividades de uma empresa são exercidas para apoiar a produção dos bens e serviços e que, portanto devem compor os custos plenos dos produtos (BRUNIFAMÁ, 2 004).

CUSTOS, ANÁLISE E ALAVANCAGENS DO RESULTADO

Para fazermos a análise do custo/volume/lucro utilizando das ferramentas administrativas: margem de contribuição, ponto de equilíbrio, margem de segurança e as alavancagens operacional, financeira e combinada, precisamos entender a composição dos custos de fabricação de um produto e o comportamento dos mesmos.

Comportamento dos Custos

O comportamento dos custos refere-se à maneira como o custo muda quando uma atividade muda. Inicialmente é importante definirmos o custo do qual estamos falando, é o custo de produção, é o gasto utilizado na transformação de bens e serviços em um novo bem ou serviço. Estes custos devem ser classificados para que seja possível aproveitar mais das informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com