TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coleta Seletiva De Lixo

Monografias: Coleta Seletiva De Lixo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 2

Coleta seletiva de lixo: cores, tipos e separação do lixo

Papel, papelão, vidro, plástico, orgânico, resíduos perigosos e outros tipos de lixo. Veja o que á a coleta seletiva, como ela se classifica e as cores de cada tipo de lixo.

Normalmente o lixo gerado nas residências, comércios ou indústria são misturados em um mesmo local, são retirados pelos serviços de coleta de lixo e destinados aos aterros sanitários ou para a incineração. É desta forma que lidamos com o lixo, contudo não é a forma mais adequada, pois ao tratar o lixo desta forma estamos lançando na natureza produtos que levarão anos para se decompor, enquanto que novas matérias-prima deverão ser usadas para criar novos produtos que usaremos.

A reciclagem de lixo

Na década de 1980 foi constatato que algumas matérias-primas não renováveis estavam se esgotando ou se esgotariam, entre elas estavam opetróleo. Foi a partir dai que a ideia da reciclagem começou a ser considerada. No Brasil a reciclagem encontrou um forte aliado, a economia. Muitas pessoas trabalham com a reciclagem não porque esteja assim tão preocupado com o meio ambiente, mas porque dá lucro fazer reciclagem. Seja lá qual for a motivação, o fato é que hoje reciclamos muito, porém este muito ainda significa um percentual pequeno diante de tudo que pode ser reciclado no Brasil.

Coleta seletiva do lixo

A coleta seletiva do lixo constitue em separar o lixo em grupos distintos, cada um com tipos de lixo correspondente com sua classificação. Sem o processo da separação do lixo não é possível fazer reciclagem, pois nas usinas de tratamento e reclagem idealmente o lixo já deve chegar o mais separado possível.

Separação do lixo

A separação do lixo é feita da seguinte maneira, devem ser colocados cestos de lixos com identificação para lixos de papéis, plásticos, metais e/ou alumínio, vidros, orgânicos, etc. Cada um deverá possui uma cor de identificação que facilita a coleta. As cores correspondentes são:

Cor Tipo de lixo

Azul Papel/papelão

Amarelo Metal

Verde Vidro

Vermelho Plástico

Marrom Orgânico

Laranja Resíduos perigosos

Preto Madeira

Cinza Resíduos gerais não recicláveis ou misturados, ou contaminado não passível de separação

Roxo Resíduos radioativos

Branco Resíduos ambulatoriais e de serviço de saúde

Tabela de cores e tipos de lixo: Coleta Seletiva de Lixo

Para fazer a coleta seletiva de lixo é preciso que os serviços de coletagem do lixo consiga recolher e destinar o lixo como classificado. De nada adianta uma pessoa fazer a classificação do lixo em casa e este ser misturado no caminhão que recolhe o lixo. Portanto, este não é um processo individual e sim coletivo. Algumas cidades do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com