TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIXO: Coleta Seletiva do Lixo

Por:   •  2/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  8.952 Palavras (36 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 36

 

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”

AVM FACULDADE INTEGRADA

LIXO: COLETA SELETIVA DO LIXO

Por: Artemisa da Silva Pinheiro

Orientadora

Profª Maria Esther de Araújo

Co-orientadora

Profª Giselle Brand

Rio de Janeiro

2015

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”

AVM FACULDADE INTEGRADA

LIXO: COLETA SELETIVA DO LIXO

Apresentação de monografia à AVM Faculdade Integrada como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Educação Ambiental.

 Por: Artemisa da Silva Pinheiro.


AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, autor e consumidor da nossa fé, sem o qual seria impossível realizar este trabalho, ao meu filho Eduardo que me ajudou estimulando na produção e conclusão de mais um desafio em minha vida. À minha mãe, sempre uma grande incentivadora para a realização dos meus projetos. A Haroldo, companheiro sempre constante no decorrer dessa jornada.

Agradecimentos a todos!

Amo vocês!


DEDICATÓRIA

À minha família e a todos que contribuíram para este estudo. Em especial a meu filho, a razão do meu entusiasmo.


RESUMO

O trabalho monográfico apresentado é de suma importância tendo como missão estudar e analisar as formas, metodologia, importância e benefícios da coleta seletiva do lixo. Almejando como objetivo as mudanças dos paradigmas no que se refere ao lixo, estudar e avaliar de forma efetiva a aplicação e a inserção de como podemos trabalhar conteúdos de educação ambiental numa matriz curricular, inserindo de forma transversal no currículo de uma instituição escolar. Neste sentido a participação da comunidade escolar bem como a dos membros envolvidos no processo é de extrema importância para se definir coletivamente os pressupostos que uma instituição deverá seguir, buscando sempre a aplicação e valorização da formação do indivíduo como um fator de interesse social, não somente social, mas, acima de tudo construir o cidadão para uma vida saudável junto ao planeta, ou seja, cidadão planetário. Para o desenvolvimento da pesquisa os respeitos às etapas foram primordiais para sua concepção, primeiramente buscou-se trabalhar a importância e destinação do lixo através de pesquisas bibliográficas. Em segundo plano o trabalho esteve direcionado para uma pesquisa de conhecimento junto aos alunos mediante formulários com questionários. Conforme quadros demonstrativos desta pesquisa.

E já na terceira etapa para finalização do trabalho realizamos uma pesquisa de campo através de visita ao aterro controlado, onde observamos as atividades desenvolvidas pelos catadores. Contactamos também o presidente da cooperativa, o qual respondeu nossas indagações sobre a forma como se desenvolvem as atividades no aterro e na cooperativa no que tange ao armazenamento e seleção dos resíduos coletados.

Palavras-Chave: Cidadão, Coleta Seletiva, Lixo.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada para elaboração desta pesquisa será da pesquisa qualitativa tendo como base a fundação teórica em literatura sobre o tema e apoio em autores, como Helena Ribeiro, Pedro Roberto Jacobi (2009), Valéria Guz (2009), além de outros livros, revistas e sites que tratam do assunto proposto e mostram o problema do lixo no que se refere à produção e destinação e os tipos de coletas.

Será realizada ainda uma apreciação da Lei nº 12.305 de 02/08/2010, que fortalecia a instituição de uma Política Nacional de Resíduos Sólidos. Lei nº 12.375 que no seu artigo 5º delibera alteração na legislação tributária oferecendo crédito presumido. A Constituição Federal de 1988 que no artigo 23 orienta e estabelece instituição de Política de Proteção ao Meio Ambiente.

A pesquisa de campo ocorreu através da aplicação de questionários sobre o tema lixo e sua destinação. Sendo público alvo alunos do 8º e 9º anos da escola Juscelino Kubitschek de Oliveira com o objetivo de diagnosticar o nível do entendimento dos envolvidos no ambiente escolar onde se deu a pesquisa. Foi realizado também visita ao aterro controlado para observação e entrevista com o presidente da cooperativa dos catadores no sentido de obter informações e dados para a elaboração do trabalho de pesquisa.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..................................................................................08

METODOLOGIA...............................................................................06

CAPÍTULO I - A Importância da Coleta Seletiva do Lixo.................10

1.1 Alemanha....................................................................................12

1.2 Japão..........................................................................................13

1.3 Brasil...........................................................................................14

CAPÍTULO II - Ação, Educação e Cidadania....................................17

2.1 Ação............................................................................................17

2.2 Educação....................................................................................18

2.3 Cidadania....................................................................................21

        

CAPÍTULO III - Coleta seletiva do lixo e os problemas enfrentados pelas Cooperativas dos catadores.............................................................24

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.1 Kb)   pdf (263.6 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com