TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Com Novo CEo

Exames: Com Novo CEo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  2.236 Palavras (9 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O presente estudo de caso relata “Com novo CEO, Microsoft tem que encarar mundo pós-PC”, CEO é uma sigla inglesa que significa Chefe Executivo de Ofício, é o cargo que está no topo da hierarquia operacional de uma empresa. Pós-Pc quer dizer uma nova era da modernidade, trazida por celulares, tablets, iPhone, sistema operacional Android, entre outros. A Microsoft é líder no mercado de computadores, coloca o Windows em nove de cada dez máquinas vendidas no mundo. Durante muitos anos, o cenário não poderia ser mais confortável. Contudo, a queda na popularidade dos PCs entre os consumidores, impulsionada pela demanda por mobilidade, coloca o principal negócio da Microsoft em risco.

Com auxilio das disciplinas estudadas no 5º Semestre do Curso Bacharelado em Administração, como: Pesquisa de Mercado, Marketing e Negociação, mostra como tomar decisões diante esse mercado competitivo, o estudo de caso apresenta também o desenvolvimento tecnológico no mundo e a concorrência no mercado.

2 DESENVOLVIMENTO

“Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo, diz Staten, da Forrester. Entretanto, como mais da metade da receita da empresa vem de clientes corporativos, em maioria resistentes a mudanças radicais, a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição. De acordo com o economista Theodore Levitt lançou o conceito “miopia em marketing, no qual relata a curta visão das empresas, quando uma empresa não possui uma visão, esta não consegue definir um planejamento adequado ao mercado, não alcançando positivo proveito de retorno. A Microsoft necessita desenvolver uma positiva relação entre clientes e produto, pois toda empresa de sucesso desenvolve produtos e serviços de alta qualidade, pesquisa e analisa constantemente os desejos e as necessidades de seu público alvo, assim fideliza os seus clientes. A obsolescência de um determinado produto é um dos sinais que comprovam a miopia de marketing presente na empresa, considerando o surgimento de novas tendências de consumo referentes ao comportamento de cada consumidor, a empresa precisa estar em constante processo de aperfeiçoamento tecnológico, dominando uma tecnologia de informação e de produção que reduza custos, eleve a qualidade e satisfaça o público pretendido. Diante esse contexto a Microsoft deveria investir em Pesquisa de Mercado que é a coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas, a pesquisa de mercado tem vários objetivos, como conhecer e acompanhar o mercado consumidor e o concorrente, diagnosticar a dimensão da demanda, conhecer melhor seu público alvo, avaliar resultados de marketing, observar novas tendências, levantar nível de satisfação dos consumidores e analisar as práticas dos concorrentes, sendo assim seria mais difícil perder seus clientes para a concorrência.

A Microsoft ficou para trás de seus concorrentes, mesmo com seus lançamentos como Windows 8, Outlook, Skype entre outros, os concorrentes investiram em tecnologia avançada e em novidades para o mundo inteiro. A Microsoft com muitos anos de sucesso, deveria ter acreditado no seu potencial de tecnologia, investido na inovação de novos equipamentos, serviços e principalmente em produtos modernizados, manteria seus clientes e conquistaria muitos outros e ainda conseguiria enfrentar a competitividade de seus concorrentes.

“Em sentido oposto, os dispositivos móveis não param de crescer. Segundo a consultoria IDC, a venda de smartphones superou a marca de 1 bilhão de unidades ao longo de 2013, um crescimento de 38,4%, em relação ao ano anterior. No caso dos tablets, a alta foi superior a 50%. Contudo a Microsoft, umas das primeiras a levar o acesso a e-mails para o celular, ficou para trás em decorrência da demora em reagir a chegada do iPhone e do sistema operacional Android”. Kotler (2000) p.244, fala estar atento aos concorrentes, podemos identificar concorrentes que utilizam abordagem do mercado: concorrentes são empresas que atendem as mesmas necessidades dos clientes, por exemplo, um cliente que compra um processador de textos quer na verdade algo que lhe possibilite escrever, uma necessidade que pode ser atendida por lápis, caneta ou máquina de escrever. A análise do concorrente ocorre quando a empresa identifica seus principais concorrentes, ela deve descobrir suas características, especificamente suas características, especificamente suas estratégias, seus objetivos, suas forças, fraquezas e seus padrões de reação.

Segundo Kotler e Keller (2006), produto é muito mais que uma oferta tangível, é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer um desejo ou necessidade, podendo ser desde algo físico, passando por um serviço, ou até mesmo um simples evento. Quando se fala em produtos ou criação de novos produtos, temos que levar em consideração aspectos fundamentais para que este possa ser disponibilizado no mercado com possibilidade de sucesso: como variedade do produto, qualidade, design, característica, nome da marca, embalagem, tamanhos, serviços agregados, garantias e devoluções.

“Seja qual for a estratégia adotada, a empresa ainda tem um longo caminho pela frente para continuar entre as maiores empresas de tecnologia do mundo futuro”. As oportunidades para a Microsoft são maiores do que nunca. “Eu vou dedicar cerca de 30% do meu tempo em encontros com as equipes e será divertido ajudar a definir os próximos produtos”, disse Bill Gates, cofundador da Microsoft, em um vídeo de boas-vindas ao novo CEO.” Suponhamos que a estratégia escolhida para ser adotada seja a de comunicação. Nesse caso pode ser usado o mix da comunicação que é uma seção que destaca a propaganda, a promoção de vendas e também relações públicas e assessoria de imprensa, itens que fazem parte da comunicação integrada de marketing. Destacam ainda eventos, marketing direto e vendas pessoais, itens que também fazem parte da comunicação integrada de marketing. Segundo Kotler e Keller (2006), o mix de comunicação de marketing é composto por seis formas essenciais de comunicação: a propaganda, um dos itens mais famosos e mais utilizados do mix, que se utiliza dos meios de comunicação para chegar até o cliente, por exemplo, os anúncios impressos e eletrônicos, espaços externos das embalagens, encartes da embalagem, filmes, manuais, cartazes e folhetos, catálogos, outdoors, painéis, displays nos pontos de venda, material audiovisual, símbolo e logotipos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com