TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Come Cotas

Trabalho Universitário: Come Cotas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  3.145 Palavras (13 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 13

3 ETAPA 3

3.1 Aula-tema: O Balanço Patrimonial (BP); A Demonstração do Resultado do Exercício DRE); A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC).

Esta atividade é importante para que você conheça os modelos dos demonstrativos contábeis preparados pelas empresas.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

3.1.1 PASSO 1 (Aluno) - Manual Demonstrações Contábeis

Enriqueça seus conhecimentos lendo as p. 23 a 45, disponível em e prepare-se a contento para realizar o Passo 2 adiante.

Manual das Demonstrações Contábeis

As Demonstrações Contábeis devem evidenciar a posição patrimonial e financeira, o desempenho e os fluxos de caixa da empresa de forma confiável e terem suas estruturas respeitadas de acordo com as normas vigentes. Ao se elaborar as demonstrações contábeis de uma entidade, deve-se avaliar a capacidade de continuidade da mesma, de forma que as informações representem fielmente a saúde da empresa.

Os relatórios que serão utilizados para futuras decisões devem ser, feitos com base em informações que proporcionem aos seus usuários condições de verificarem se a continuidade da mesma será viável, sempre acompanhada por documentos que possam comprovar os dados ali demonstrados, caso essas não demonstrem a verdadeira situação a entidade corre o risco de fechar as portas, a entidade deve sempre apresentar dados comparativos ao fim de cada exercício ou mesmo quando julgar necessário, para verificar a evolução da mesma.

Ao fim de cada exercício a entidade deve apresentar os seguintes relatórios: Balanço Patrimonial (BP), neste constam as informações em que os administradores poderão usar como base para tomada de decisões, em seu corpo as seguintes contas devem ser apresentadas no Grupo Ativo: Caixa, Bancos ou Ativos Financeiros, Estoques, Ativo imobilizado, Ativo Intangível, Investimentos em Coligadas. No Grupo Passivo devem ser apresentadas as seguintes contas: Fornecedores, Passivos Financeiros, Tributos a serem recolhidos, as provisões, entre outras, no Grupo Patrimônio Líquido, devem ser apresentadas: Capital Social, Capital Subscrito quando houver, Lucro e Prejuízos acumulados, etc. O modo em que as contas vão sendo alocadas no demonstrativo deve-se a sua liquidez, no caso contas que sejam de rápida liquidez farão parte do Ativo ou Passivo Circulante, já aquelas que ultrapassem 365 dias, devem ser lançadas no subgrupo Ativo ou Passivo Não Circulante.

Ao ser apresentar o Balanço Patrimonial junto com notas explicativas, estes devem ser elaborados conforme legislação vigente, sendo necessários que todos os requisitos sejam atendidos, pois caso não sejam a entidade pode sofrer sanções das autoridades competentes.

Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), este evidenciará os lançamentos de despesas e receitas da entidade, devendo conter as seguintes rubricas: Receitas, Custo dos Produtos, Mercadorias ou Serviços vendidos, Lucro Bruto, Despesas com Vendas, Gerais, Administrativas e outras, despesas ou receitas operacionais, Despesas Financeiras, Resultado antes das receitas e despesas financeiras, Resultado antes dos tributos sobre o Lucro, Despesas com tributos sobre o lucro, Resultado Liquido das operações.

O Demonstrativo do Resultado Abrangente do Período (DRA), este evidencia as mutações do patrimônio resultante de transações e outros eventos que não derivam de transações dos sócios, este deve conter: o Resultado Liquido do Período, onde cada item deve ser classificado conforme sua natureza, as parcelas e outros resultados abrangentes de empresas investidas, devem ser reconhecidas por meio do método de equivalência e o Resultado Abrangente do Período.

O Demonstrativo das Mutações do Patrimônio Liquido (DMPL), este evidencia a evolução que o capital investido sofreu no decorrer do período, o Demonstrativo de Fluxo de Caixa, este evidencia as entradas e saídas que a entidade tem durante um determinado período à escolha da mesma, as Notas Explicativa (NE), estas auxiliam a compreensão dos relatórios contábeis.

3.1.2 PASSO 2 (Equipe) – Balanço Patrimonial

Acessem o site disponível em e procurem, escolhendo a opção “Consulta ao Cadastro Geral” de “Participantes do Mercado”, empresas de grande porte que você e seu grupo tenham curiosidade em conhecer as demonstrações financeiras. Selecionem no mínimo três e no máximo cinco empresas, mas excluam de sua pesquisa empresas que apresentem o termo “cancelada”.

Disponível em: Disponível em: http://www.mzweb.com.br/anhanguera2011/web/arquivos/AEDU3_DFs_2011_PORT.pdf – Acesso em: 23 Out. 2012

3.1.4 PASSO 3 (Equipe) – Contas Contábeis

Acessem o site das empresas escolhidas, mediante pesquisa no buscador disponível em e encontrem, na opção “Relações com Investidores - RI”, os relatórios contábeis a que se referem às aulas-tema desta Etapa. Imprimam esses demonstrativos e destaquem, com caneta colorida, as contas e os montantes em Reais que mais chamaram a atenção da equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com