TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Ser Um Indio

Ensaios: Como Ser Um Indio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

SE PASSAR POR UM INDIO QUANDO OS PORTUGUES CHEGARAM AQUI NO BRASIL

Não compreendi nada quando vi aquele aglomerado de pessoas chegando em embarcações enormes com suas vestimentas cheias de plumas, seus corpos cobertos por panos (roupas), seus pés cobertos, suas diferenças conosco era enorme, deu para perceber que eles também levaram um enorme susto, pois não esperavam encontrar nada daquilo existente em nossa terra, não haviam casas aqui como as de Portugal, não usávamos panos nos cobrindo somente nosso chefe que tinha um cocar (que era utilizado somente em épocas necessárias e especiais), onde o diferenciava dos demais, uma linguagem muito complicada não compreendíamos nada do que nos era dito, e nem eles. Nos possuíamos uma pele escura já a deles era clarinha muito diferente de nós, em tudo principalmente nos costumes.

Depois de nos tentar agradar com mercadorias que de nada era útil para nós naquela época, começou o pior, após acharam que já nos compreendiam, nos impuseram diversas atividades (escravidão), não podendo deixar de lado que nos queriam que acreditássemos em seus Deus (a catequese), nós já possuíamos nosso Deus, mas fomos obrigados a acatar o Deus deles.

Nossas mulheres eram escravizadas de outras maneiras, de maneira nada digna. Os portugueses tomaram conta de nossa terra sem perguntar a alguém se poderiam ou se estavam desonrando de alguma maneira nossos costumes.

Bom, hoje já deixamos de existir, existem poucas tribos que resistiram ao homem branco, e quando existe o contato com o com o mesmo o índio sempre acaba perdendo sua identidade, doenças do homem branco acaba dizimando tribos, sempre que entramos em contato um com o outro sempre existe guerra, e nos perdemos sempre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com