TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como fazer o comissionamento

Tese: Como fazer o comissionamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Tese  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

Como Fazer uma Introdução de um Trabalho

A introdução de um trabalho acadêmico é uma das partes mais importantes do todo. Além de ser coerente com o restante do trabalho, a introdução deve ter a capacidade de ser chamativa, para que a vontade do leitor de dar continuidade à leitura seja aguçada.

Muitas vezes, apesar de ser encaixada no início dos trabalhos, a introdução é deixada para ser feita depois que todo o restante estiver pronto. Isso pode acontecer pelo fato de a introdução conter um resumo das partes apresentadas posteriormente. Por isso, muitas pessoas optam por escrevê-la depois que tudo já estiver escrito, fazendo com que os detalhes da introdução, como, por exemplo, citações de páginas ou de um determinado capítulo, sejam mais específicos.

Seguindo corretamente alguns passos simples, a introdução ficará correta e cumprirá sua função. Estar atento às regras da língua portuguesa é essencial para que ela não fique confusa ou ruim. Dentre os passos a serem seguidos para fazer uma introdução estão os seguintes:

Instruções

1.

Listar alguns tópicos anteriormente para que durante a introdução nada seja esquecido. À medida que a introdução estiver sendo escrita, é bastante válida a consulta a esses tópicos, os quais devem ser colocados já na ordem que deverão ser citados. É importante que, ao fazer estes tópicos, o autor da introdução se coloque no lugar do leitor e escolha fazer um texto agradável, fazendo com que as pessoas queiram ler o restante do trabalho ao ler a introdução.

2.

Deve-se dividir a introdução em duas partes principais: A parte inicial deverá tratar do tema (título) do trabalho e a segunda parte deverá conter um resumo do que irá ser apresentado durante o desenvolvimento.

3.

Por mais que seja apenas uma introdução, é uma das partes mais importantes de um trabalho, pois é o primeiro contato que o leitor terá. Desta forma, deve-se prestar atenção à maneira como será escrita, devendo deixá-la coesa e coerente com o restante do trabalho. É certo que ela deverá ser chamativa, mas isso não quer dizer que ela deve ser feita fora dos padrões da norma culta.

4.

Não se deve achar que a introdução faz parte do desenvolvimento do trabalho. Estas duas partes são bem distintas. A introdução deve se igualar a um resumo introdutório e, portanto, não deve conter explicações e detalhes que deverão estar presentes durante o trabalho, tornando-se algo cansativo.

Como já referido, a finalidade da introdução é apresentar ao leitor o tema principal do trabalho e como ele será desenvolvido, de forma resumida. Ela deve ser objetiva, sem muitos rodeios, referindo-se à natureza do trabalho. Poderá conter também na introdução por que motivo o tema abordado foi escolhido, quais as dificuldades foram encontradas para o desenvolvimento do assunto em questão, além de outras informações consideradas válidas por quem estiver desenvolvendo.

Portanto, é crucial que o leitor ao ler a introdução identifique qual o tema será desenvolvido durante o trabalho e entenda o raciocínio do mesmo, para que a leitura siga de forma que ele não precise voltar páginas para entender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com