TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMISSIONAMENTO DE DUTOS FLEXÍVEIS

Por:   •  24/10/2018  •  Monografia  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS – UNISANTOS

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS,

ARTES E HUMANIDADES

CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO

LAYO ANTONIO AGUIAR

RENAN GUSTAVO DREZZA

THIAGO LEAL ALVES LIMA

COMISSIONAMENTO DE DUTOS FLEXÍVEIS

SANTOS

2015

LAYO ANTONIO AGUIAR

RENAN GUSTAVO DREZZA

THIAGO LEAL

COMISSIONAMENTO DE DUTOS FLEXÍVEIS

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à disciplina TCC I do curso de graduação em Engenharia de Petróleo da Universidade Católica de Santos para obtenção de nota parcial.

 

 

Orientador (a): Prof. Me. Jaime Barbosa                             Milheiro

SANTOS

2015

LAYO ANTONIO AGUIAR

RENAN GUSTAVO DREZZA

THIAGO LEAL

COMISSIONAMENTO DE DUTOS FLEXÍVEIS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de graduação em Engenharia de Petróleo da Universidade Católica de Santos como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de TCC1.

Orientador(a): Prof. Me. Jaime Barbosa

Milheiro

BANCA EXAMINADORA

_______________________________________________________________

Nome e Instituição

_______________________________________________________________

Nome e Instituição

_______________________________________________________________

Nome e Instituição

Data de aprovação: ____/____/____

SANTOS

2015

Sumário

1. Introdução        1

1.2 Problema        1

1.3 Hipótese        1

2 Objetivos        3

2.1 Objetivo geral        3

3 Justificativas        3

3.1 tecnológicas        3

3.2. Econômicas        3

3.3 Ecológicas        4

4 Metodologia        4

5 Referencial teórico        5

6 Cronograma        6

7 Referência Bibliográfica        7


  1.  Introdução

Neste estudo, será desenvolvido um plano de comissionamento para fabricação e instalação de duto flexível, acompanhando todas as etapas para garantir que o Flexitubo, seja operado corretamente. A atividade que se inicia analisando as condições de pressão, temperatura e correntes marinhas que o tubo terá que enfrentar, antes mesmo da sua fabricação, que é feita sob medida. Após as análises, começa a parte de fabricação, camada por camada, sempre acompanhado de um supervisor para garantir que etapa que sucede a outra foi implementada de modo seguro.  

  1.  Problema

Como é de conhecimento de todos, o pré-sal, maior reservatório de petróleo em aguas latinas, tem suas dificuldades para exploração, o que o torna tão cobiçado e ao mesmo tempo, inviável de produzi-lo devido as limitações atuais de tecnologia e equipamentos apropriados para exploração do mesmo. Porém com a necessidade de produção e a alta demanda do recurso, faz com que empresas se aperfeiçoem cada vez mais na busca de tecnologias e equipamento para um melhor aproveitamento em suas atividades, e dentre esses equipamentos, foi desenvolvido o duto flexível.         

        Criado para suportar grandes profundidades, correntes marinhas fortes, variações de temperatura e ondas, ele tem se tornado um grande aliado na indústria sendo usado cada vez mais em operações offshore. A principal dessas estruturas são sua alta flexibilidade, que quando acoplado a estruturas complacentes, podem ser armazenadas em rolos, o que reduz em muito o custo de transporte, armazenamento e instalação comparada aos dutos rígidos. Por ser um mercado de muito investimento, sempre é exigido o tempo mínimo na fabricação, mas com a ausência de um comissionamento na sua fabricação camada por camada, causa inúmeros problemas, como um produto de má qualidade (um duto que falha/rompe), que é irrecusável na indústria, pois pode causar danos exorbitantes ambientais e financeiros.   

.

  1. Hipótese

Os níveis atuais de produção de petróleo estão tão avançados que atualmente são necessários materiais específicos para cada atividade, em cada local determinado, você exige um material determinado seja para enfrentar calor ou frio, muita ou pouca pressão, mas com segurança.  Nossa hipótese é que fazendo o comissionamento adequado, etapa por etapa, possamos eliminar problemas de rupturas de camadas, podendo oferecer para a indústria um material da melhor qualidade possível, sabendo que um comissionamento adequado inclui o planejamento detalhado, que impede de erros no decorrer do projeto, podendo garrantir sua eficácia durante a fabricação e montagem, garantindo que não haverá falha se for usado nos parâmetros adequados. Todo planejamento também tem que ser elaborado na fase de instalação dos dutos, pois também são operações arriscadas que necessitam de planejamento adequado. Por ser uma estratégia eficaz em diversos ramos da indústria atual, foi decidido fazer o comissionamento dos dutos flexíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (177.9 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com