TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencia Proficionais

Trabalho Universitário: Competencia Proficionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1

Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter.

Num sentido menos filosófico e mais prático podemos compreender um pouco melhor esse conceito examinando certas condutas do nosso dia a dia, quando nos referimos por exemplo, ao comportamento de alguns profissionais tais como um médico, jornalista, advogado, empresário, um político e até mesmo um professor. Para estes casos, é bastante comum ouvir expressões como: ética médica, ética jornalística, ética empresarial e ética pública.

A ética pode ser confundida com lei, embora que, com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Porém, diferente da lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; mas a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas pela ética.

A ética abrange uma vasta área, podendo ser aplicada à vertentente profissional. Existem códigos de ética profissional, que indicam como um indivíduo deve se comportar no âmbito da sua profissão. A ética e a cidadaniasão dois dos conceitos que constituem a base de uma sociedade próspera.

Ética organizacional

O bom comportamento ético, em suma, estabelece um clima organizacional capaz de impulsionar as metas e objetivos

É cada vez mais nítida a percepção de que a ética vêm se afastando do contexto corporativo e social.

O meio corporativo já não enxerga a ética como ingrediente primordial para edificar bons relacionamentos profissionais.

O pensamento subjacente da ética deveria partir do princípio de cada um.

É lamentável deparar com situações catastróficas ocasionadas pela falta de ética.

As empresas ao se depararem com esse tipo de conflito, deveriam se manter fiéis a seus princípios e eliminar todos os seus derivados.

A imposição moral, ou melhor dizendo, "imoral" vêm corrompendo algumas atitudes e o efeito causado por estas atitudes não são perceptíveis por toda a rede Corporativa.

É importante adotar uma postura imparcial ao lidar com as pessoas. Essa postura deve ser adotada principalmente no nível tático da hierarquia, já que a observação e controle pode ajudar a inibir e até mesmo eliminar os problemas causados pela falta de ética.

O que as pessoas nunca se dão conta é que a ética está mais ligada às atitudes com o próximo do que com a gente mesmo, já que o núcleo principal da ética é muito mais do que tomar atitudes que nos beneficie, mas tomar atitudes que não prejudiquem o próximo.

O bom comportamento ético, em suma, estabelece um clima organizacional capaz de impulsionar as metas e objetivos. Já em contrapartida a não regência deste comportamento pode comprometer a estrutura organizacional.

Portanto, vamos agir com ética e permitir que nossas atitudes possam favorecer nosso ambiente e o relacionamento com o próximo. Pois em uma empresa não basta ter capacidade operacional, isso já é em grande parte provado ao sermos contratados.

Não adianta adotarmos uma postura que não pertença a nossa personalidade, seja honesto e garanta que a empresa contará com você e seu bom comportamento.

Caso você se sinta perdido em relação à cultura da empresa, a melhor atitude é manter a descrição e observar até onde você pode ir.

Ética e Moral

Ética e moral são temas relacionados, mas são diferentes, porque moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.

Na filosofia, a ética não se resume à moral, que geralmente é entendida como costume, ou hábito, mas busca a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver; a busca do melhor estilo de vida. A ética abrange diversos campos, como antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, política, e até mesmo educação física e dietética.

...

Baixar como  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »