TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias E Habilidades

Ensaios: Competencias E Habilidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria Geral da Administração

Defendemos o ponto de vista de que o administrador precisa ser um agente de mudança dentro das organizações. É ele que faz acontecer a mudança de mentalidade, de cultura, de processos, de atividades, de produtos/serviços etc. Seu principal produto é a inovação. É o administrador que torna as organizações mais eficazes e competitivas e as orienta rumo ao sucesso em um complicado mundo de negócios cheios de mudanças e competição. Mas, para que seja o paladino da mudança e da inovação capazes de garantir e manter a competitividade organizacional, o administrador precisa desenvolver certas características pessoais que o tornem um verdadeiro líder na organização, como combatividade, assertividade, convicção profunda, não aceitação do status que o inconformismo com a mediocridade e alta dose de espírito empreendedor.

Habilidades na administração

O administrador possui três habilidades, a Técnica, Humana e Conceitual. Conceitua a Habilidade Técnica como a compreensão e o domínio das atividades que realiza, exigindo conhecimento especializado, habilidade, facilidade no uso das técnicas e do instrumento para as atividades que desenvolve. É a habilidade de fazer coisas concretas e práticas, como desenhar um projeto, compor um cronograma, elaborar um programa de produção, entre outras. A Habilidade Humana, refere-se aos esforços, aptidões, capacidade para criar uma atmosfera de segurança e cooperação entre as pessoas em prol de um alcance comum. O administrador trabalha com pessoas e equipes e faz uso delas para conseguir resultados através da liderança, comunicação, motivação e na construção de talentos. A Habilidade Conceitual, requer do administrador saber direcionar a missão do negócio, a visão de futuro, os valores essenciais de sua empresa através de ideias globais, conceitos, valores e princípios que permitem saber onde se quer chegar .

Princípios básicos da administração

1. Fayol desenvolveu 14 princípios gerais de administração que se aplicam a todos os tipos de organização. Eram considerados flexíveis e capazes de ir ao encontro das necessidades administrativas se usados com inteligência, experiência, capacidade de tomar decisões e senso de proporção.

2. Executando somente uma parte da tarefa, um trabalhador pode produzir mais e melhor com o mesmo esforço. A especialização é a maneira mais eficiente de usar o esforço humano.

3. Autoridade é o direito de dar ordens e conseguir obediência. Responsabilidade é uma consequência de autoridade.

4. É necessário haver obediência às regras da organização. A melhor maneira de ter bons chefes e regras justas e claras, e bons acordos, é aplicar as sanções com justiça.

5. Deve haver somente um chefe para cada empregado.

6. Todas as unidades da organização devem seguir em direção aos mesmos objetivos através de um esforço coordenado.

7. Os interesses da organização devem ter prioridade sobre os interesses dos empregados.

8. O salário e a compensação para os empregados devem ser justos, tanto para os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com