TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração. Habilidades e Competências

Tese: Administração. Habilidades e Competências. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  Tese  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 4

Administração

Introdução

Falar de Ética Empresarial, ainda que oportuno e necessário, é geralmente confrontar-se com a estranheza do senso comum e a curiosidade das pessoas que desconhecem suas dimensões e possibilidades enquanto disciplina acadêmica e experiência.

Habilidades e Competências:

Competência: “Conjunto de conhecimentos, habilidades e experiências que credenciam um profissional a exercer determinada função.” (Magalhães et al, 1997).

“Um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo”. (Fleury e Fleury, 2000)

Habilidades: associadas ao saber fazer, ação física ou mental que indica a capacidade adquirida.

Exemplos: identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar, julgar, correlacionar.

Habilidades estão ligadas ao:

• Saber - conhece

• Saber - fazer

• Saber - Conviver

• Saber - Ser

Compreendendo então que para exercer a profissão do administrador é necessário o desenvolvimento de algumas habilidades e competências, vamos agora verificar algumas habilidades que são imprescindíveis para o bom exercício da profissão.

Cabe salientar que somente o desenvolvimento destas habilidades não garantirá o sucesso profissional, por este motivo, no decorrer do curso você estará em constante processo de aprendizado e de desenvolvimento de habilidades e competências.

Vejamos algumas habilidades necessárias ao administrador.

Habilidades Interpessoais: Saiba que muitas pessoas são despedidas por deficiência de habilidades interpessoais, isto ocorre devido ao fato das pessoas não conseguirem trabalhar em grupo ou com indivíduos. Assim é necessário desenvolver habilidade de relacionamento.

Habilidade de Negociação: esta está relacionada à capacidade de resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e desafios organizacionais.

Habilidades de comunicação: A habilidade de comunicação, não se resume a simplesmente falar bem. Para uma comunicação eficiente é necessário também saber ouvir. A habilidade de comunicação também exige a necessidade de saber lidar com documentos técnicos específicos.

Vejamos a seguir algumas dicas de como se comunicar bem.

1. Fazer contato visual. Os oradores julgam o interesse das pessoas por seus olhos.

2. Fazer acenos afirmativos com a cabeça e expressões faciais apropriadas. Ouvintes eficazes mostram interesse naquilo que está sendo dito.

3. Evitar ações ou gestos distraídos. Essas ações são rudes.

4. Fazer perguntas. Isso esclarece a mensagem do orador e mostra que o há interesse no que esta sendo apresentado.

5. Paráfrase. Significa reafirmar aquilo que o orador disse.

6. Evitar interromper o orador. Significa deixar o orador concluir antes de tentar responder.

7. Não falar demais. Pessoas que falam demais não conseguem ouvir efetivamente.

8. Fazer transições suaves entre os papéis de orador e de ouvinte. Isso promove a continuidade da conversa. (ROBBINS, 2000 adaptado).

Habilidade de lidar com desafios: o mundo contemporâneo exige constantemente que o ser humano seja flexível, assertivo, criativo, paciente e principalmente persistente diante dos obstáculos impostos diariamente.

Habilidade de Gestão: conhecer as organizações (com suas especificidades) e o ambiente que a cerca, sabendo assim planejar, organizar, liderar e avaliar.

Habilidades de lidar com conflitos: O conflito é algo que sempre existiu e que sempre existirá. A capacidade de lidar com ele irá determina as conseqüências que ele terá.

Quando não há conflito cria-se estagnação e quando os conflitos são demasiados criam-se rupturas.

Habilidades de Delegação

A habilidade de delegação é a atribuição de autoridade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com