TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competiçoes Internacionais

Casos: Competiçoes Internacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  2.698 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Popular no Brasil, o futebol é uma modalidade desportiva apreciada também pelo mundo a fora. Qual a criança que nunca brincou com uma bola? Ou melhor, quem nunca fez a sua própria bola? Difícil encontrar alguém que nunca teve contato com o futebol, que não tem o seu time favorito ou seu jogador preferido. O Brasil, apesar de ser conhecido como o país do futebol, não foi o país onde se criou o esporte. Há vários indícios de onde e como foi criado o futebol, mas o que se sabe de fato é que o futebol brasileiro tem influência britânica, e o responsável por trazer o futebol para o Brasil foi Charles Miller. Filho de britânicos, porém, nascido em São Paulo, Charles Miller trouxe chuteira, bola e o livro de regras do jogo. Com o desenvolvimento da prática desportiva pelo mundo, obtiveram condições para criar as primeiras competições de futebol internacional. E a primeira entre elas foi o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos que acabou sendo uma espécie de copa do mundo da época. Logo após o futebol olímpico, surgiu de vez a Copa do Mundo de Futebol. Competição composta por 32 equipes, a Copa do Mundo de Futebol é o maior torneio internacional esportivo. E por fim, outro torneio internacional de futebol mais recente, entretanto, de grande relevância e que antecede a Copa do Mundo de Futebol é a Copa das Confederações. A competição reúne as seleções campeãs continentais, o país sede e o atual campeão mundial para uma prévia da Copa do Mundo que será disputada no ano seguinte.

Competições internacionais (Origem)

Torneio olímpico de futebol

O futebol foi o segundo esporte coletivo a entrar oficialmente nos Jogos Olímpicos, atrás apenas do pólo aquático, em 1908. É o torneio mundial mais imprevisível, com medalhas conquistadas por países como Japão (bronze em 1968), Gana (bronze em 1992), Nigéria (ouro em 1996 e prata em 2008), Camarões (ouro em 2000) e Coréia do Sul (bronze em 2012). Enquanto isso, o Brasil, maior ganhador de Copas do Mundo, com cinco títulos, nunca conquistou uma medalha de ouro, tendo três medalhas de prata e duas de bronze. A Alemanha, outra grande potência mundial, só conseguiu uma única medalha, um bronze, em 1988, ainda como Alemanha Ocidental, e desde então nunca mais chegou a se classificar para o torneio. Apesar disso, a Alemanha Oriental faturou o ouro em 1976, além de uma prata e um bronze.

Copa do Mundo

A história da Copa do Mundo de Futebol da FIFA se iniciou em 1928, durante um congresso da entidade, quando Jules Rimet conseguiu a aprovação para criar um torneio internacional. A primeira competição ocorreu em 1930, tendo a participação de 13 equipes convidadas, tendo o Uruguai como país-sede e como campeão. Com o crescimento da competição, hoje é necessário passar por uma etapa classificatória de dois anos de duração, que conta com a participação de aproximadamente duzentas seleções de países, para participar do campeonato. O Brasil é o maior vencedor do torneio, ao todo foram cinco títulos mundiais nos anos de: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. A seleção brasileira também foi a primeira tricampeã mundial, com a conquista da Copa do Mundo de 1970, façanha essa que deu a posse definitiva da Taça Jules Rimet, primeiro troféu dos campeões mundiais. Após a conquista definitiva da Taça Jules Rimet com o tricampeonato brasileiro em 1970, ela foi substituída pela Taça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com