TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

: Comportamento Organizacional; Homem, Cultura E Sociedade; Comunicação E Linguagem; Fundamentos E Teoria Organizacional.

Pesquisas Acadêmicas: : Comportamento Organizacional; Homem, Cultura E Sociedade; Comunicação E Linguagem; Fundamentos E Teoria Organizacional.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  1.291 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

GINALDO FERREIRA BARBOSA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Barra

2014

GINALDO FERREIRA BARBOSA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Comportamento organizacional; Homem, cultura e sociedade; Comunicação e linguagem; Fundamentos e teoria organizacional.

Profs. Mônica Maria Silva, Wilson Sanches, Sebastião Oliveira, Karen Manganotti e Márcia Bastos.

Barra

2014

SUMÁRIO

Introdução -----------------------------------------------------------------------------------------------1

Desenvolvimento---------------------------------------------------------------------------------------2

Conclusão------------------------------------------------------------------------------------------------5

INTRODUÇÃO

Desde os primórdios da humanidade, a comunicação tem assumido um papel fundamental e vital para os seres vivos. Comunicar é necessário. Através da comunicação somos capazes de nos integrar, instuir, trocar informações e desenvolver. Essa importante ferramenta consiste na transmissão de informações entre emissor e receptor que descodifica a mensagem. Na empresa, é uma ferramenta indispensável. Pois, uma boa estratégia de comunicação contribui para uma empresa de sucesso.

A comunicação interna é essencial para a eficácia da organização, pois permite a interação entre as partes da mesma e possibilita o crescimento através do cumprimento de metas.

2

DESENVOLVIMENTO

No mundo contemporâneo, vivemos o momento de incertezas e perplexidade. A era da informação trouxe novos desafios paras as organizações. Surgiu, dessa forma, a necessidade de inovar e renovar. A busca de flexibilidade e agilidade para proporcionar mudança, transformação e a adoção de novas ideias.

Com base no texto proposto, “Relatos diferentes, uma narrativa” as organizações precisam cada vez mais, serem flexíveis nas relações interpessoais. Nota-se que nas relações organizacionais, os investidores, colaboradores, imprensa, comunidades locais, governos, associações de classe, mantém um contato estreito. Nesse contexto, percebe-se a necessidade de uma interação nas diversas áreas da empresa, que vai da área de comunicação à área de relações de investidores.

No caso da BRASKEM, observa-se que a comunicação interna é importante e necessária,pois, faz com que a diretoria de comunicação, o presidente da petroquímica, o vice-presidente financeiro e os diretores de relações de investidores, se reúnam para alinhar as principais mensagens,antes da divulgação trimestral do balanço da empresa. Então, percebe-se que a interação dessas partes possibilita a discussão e um alinhamento mais preciso das ideias, seguindo-se das estratégias de curto e médio prazo a serem implantadas. Outra observação interessante é que, há uma interação também, na publicação da revista “O Geração Braskem”. Um colaborador da área de comunicação consulta as diversas áreas da empresa sobre os temas importantes e propõe as pautas.

Ao analisar a comunicação e as pessoas que fazem parte da organização, Chiavenato (2002,p. 95) afirma que “as pessoas não vivem isoladas nem são autossificientes.Elas se relacionam continuamente com outras pessoas e com seus ambientes por meio da comunicação”. No mundo empresarial não é diferente, as narrativas são construídas a partir da diversidade de relatos. Daí, percebe-se a importância da comunicação, da interação dos diversos setores da empresa.

3

A comunicação, grande aliada à informação, sempre estiveram presentes na evolução das informações. Pois, o ritmo acelerado de transformações no ambiente empresarial fez com que a busca por novos instrumentos de gestão surgissem, para auxiliar na competividade. Para Chiavenato (2000,p. 142), comunicação é um processo fundamental entre indivíduos e organizações, uma troca de informações, tornando as mensagens mais claras. Com base nessa ideia, percebe-se a importância da comunicação dentro das organizações. A troca de informações de indivíduos de variados setores, contribui para uma comunicação mais coesa.Também promove a motivação, satisfação e cooperação dos colaboradores em cada área de atuação.

A comunicação existente entre a organização e o público interno é considerada como base do processo administrativo, sendo trabalhada de maneira planejada e integrada. Pois serve para motivar o público interno, incentivar a produtividade, desenvolver um clima agradável entre funcionários, agilizar na tomada de decisões e criar uma boa imagem empresarial.É importante ressaltar que a linguagem utilizada deve estar de acordo com a cultura organizacional, considerando as vozes de todos os públicos, falando a língua do colaborador e estimulando a participação de todos os envolvidos no processo.

A comunicação interna tem como objetivo, informar aos colaboradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com