TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Composição Coreografica

Trabalho Universitário: Composição Coreografica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

Jazz

O jazz foi criado pelos negros no início do século. A música de jazz tem três características principais:

O swing, balanço e maneira de tocar.

O improviso, ou individuação. Solos improvisados que se seguem ao tema.

A comunicação, ou função de ritual, herdada das reuniões de igreja, onde a participação da plateia é fundamental.

O jazz surge primeiro onde músicos e plateias se integram. Músicos que vem para solar de improviso seus instrumentos e uma plateia que participa batendo os pés e as mãos. Os músicos de jazz inclusive encorajam a participação da plateia. Personalidades brasileiras que fizeram história: Caio Nunes e Jaime Arôxa.

Ballet

Balé (do francês Ballet) é o nome dado a um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, como uma forma de dança de concerto. As primeiras apresentações diante da plateia eram feitas com o público sentado em camadas ou galerias, disposto em três lados da pista de dança. Elas são realizadas principalmente com o acompanhamento de música clássica. A sua forma mais conhecida é o balé romântico ou "Ballet Blanc", que valoriza a bailarina em detrimento de qualquer outro elemento, focando no trabalho de pontas, fluidez e movimentos acrobáticos precisos. Esta forma utiliza como figurino o convencional tutu francês de cor branca.

Os princípios básicos do balé são: postura ereta ; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores), movimentos circulares dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria. Personalidades brasileiras que fizeram história: Ana Botafogo e Edson Barbosa.

Dança do Salão

Dança de salão refere-se a diversos tipos de danças executadas por um par de dançarinos. As danças de salão são praticadas socialmente, como forma de entretenimento, integração social e competitivamente. Alguns dos tipos de dança de salão foram desenvolvidos no Brasil, como, por exemplo: o forró (do Nordeste), o samba de gafieira, o maxixe entre outras. Personalidades brasileiras que fizeram história: Carlinhos de Jesus e Alex Gomes.

Dança de Rua

Dança de rua é um estilo de dança popular que surgiu nos Estados Unidos.

Existem dois tipos de street dance:

Street dance vinculada a Cultura Hip-Hop, grupos ou crews;

Street dance vinculada às academias e estúdios de dança.

Podemos caracterizar o Street Dance como:

Um trabalho de coordenação motora com ritmo e musicalidade e luta

Um ritmo,onde se dá mais atenção aos movimentos fortes e enérgicos executados pelos braços, pernas, movimentos acrobáticos coreografados, saltos e saltos mortais.

Dança com raiz afro.

São usadas músicas que tenham batidas fortes e marcantes,algumas músicas eletrônicas e em geral músicas cantadas em cima dos breakbeats.

Personalidades brasileiras que fizeram história: Jimmy de Oliveira e Rafael Oliveira.

Sapateado (Americano e Irlandes)

Sapateado é um estilo de dança, que tem como principal característica os ruídos que os dançarinos produzem com os sapatos em contato com o chão, fazendo dos pés dos dançarinos verdadeiros instrumentos de percussão.

A forma irlandesa do sapateado - também chamada de Irish Tap Dance - concentra-se nos pés, o tronco permanece rígido; já os americanos realizam sua Tap Dance esbanjando ritmos sincopados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com