TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Composição Coreográfica

Trabalho Escolar: Composição Coreográfica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTDO DO AMAZONAS

ESCOLA SUPERIOR DE ARTE E TURISMO

LICENCIATURA EM DANÇA

ILCILENE SOUZA OLIVEIRA

REDES, CONEXÕES, “TRANS-FORMA (ÇÕES)”: UM OLHAR SOBRE A LINGUAGEM CONTEMPORÂNEA DE DANÇA EM BELO HORIZONTE

Manaus – Am

2011

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

ESCOLA SUPERIOR DE ARTE E TURISMO

LICENCIATURA EM DANÇA

ILCILENE SOUZA OLIVEIRA

REDES, CONEXÕES, “TRANS-FORMA (ÇÕES)”: UM OLHAR SOBRE A LINGUAGEM CONTEMPORÂNEA DE DANÇA EM BELO HORIZONTE

Manaus – Am

2011

INTRODUÇÃO

A dança contemporânea vem ganhando espaço, apesar de ainda haver tantas dúvidas de se afirmar o que realmente seria essa linguagem sobre dança. Companhias de Belo Horizonte foram fonte de pesquisas para análises críticas do que seria esse universo tão estudado e ao mesmo tempo tão desconhecido. A experiência, a investigação e as construções da dança foram o objeto de pesquisa. O estudo citado tem caráter qualitativo e abordagem interpretativa. Traz como objetivo principal estudar como alguns diretores de companhias de dança identificam e caracterizam sua dança como contemporânea.

Os aspectos metodológicos dessa pesquisa estão centrados na coleta de informações através de entrevistas e material pertinente aos processos de construção de construção da dança em cada companhia; a investigação do contexto sócio-cultural em que essa dança vem-se apresentando e se relacionando nas ultimas décadas para melhor compreensão de como se constitui, e análise de espetáculos produzidos pelas companhias em questão, como forma de compreensão da representação de suas linguagens particulares na cena.

A Cia. De Dança do Palácio das Artes, a Cia. De Dança Seráquê e o Grupo de dança 1º Ato foram escolhidos como objetos de estudo porque trazem muitos dos aspectos que traduzem a pluralidade artística da dança caracterizada como contemporânea, pela diversidade em seus processos de criação, pela singularidade nos espetáculos apresentados e pelas redes estabelecidas historicamente em suas continuas produções.

A partir do levantamento inicial pode-se perceber a rede de relações entre os caminhos percorridos similarmente pelos diretores dos grupos pesquisados.

A historia do Grupo Trans-forma é um exemplo de persistência. Desde uma sala para um galpão trata da filosofia de experimentos. Em sua filosofia de trabalho, compôs o cenário da dança mineira de forma singular, proporcionando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com