TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Composição Fotográfica

Casos: Composição Fotográfica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/1/2013  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 6

COMPOSIÇÃO

A composição fotográfica é a arte de encontrar um ponto de vista a partir da câmara que coloque todos os elementos do motivo em posições visualmente estimulantes dentro do enquadramento. Este tutorial irá descrever as técnicas mais úteis e mais utilizadas para melhorar as fotografias.

•Enquadramento

Recortar o plano de fundo tem duas finalidades. Em primeiro lugar, elimina objetos ou fundos indesejados e que distraiam. Em segundo lugar, permite-lhe preencher o enquadramento com o motivo principal. Servem também para outros fins, como por exemplo, a técnica que pode ser uma maneira de esconder pormenores em primeiro plano que distraem, é também uma maneira de ajudar a criar uma sensação de profundidade na imagem.

• Um ponto de vista diferente

Quando surgir uma oportunidade para tirar uma fotografia, pare um segundo para levar em consideração o seu ponto de vista. A melhor vista é a partir da esquerda ou da direita? Irá o motivo parecer mais imponente se a câmara disparar de um nível mais baixo? Deitar-se no chão e disparar para cima é uma boa forma de dar impacto à imagem.

• Próximo e distante

As fotografias poderão parecer aborrecidas se não houver um sentido de escala e profundidade. Um modo de ultrapassar isto é adicionar interesse à imagem, é utilizando um motivo em primeiro plano.

•Perspectiva

A perspectiva é um importante procedimento para se criar sensação de profundidade na fotografia. Mediante a perspectiva linear, pode-se conduzir o interesse do observador até o elemento principal. Para tal, devemos considerar os seguintes tipos de linhas:

- As diagonais, que criam sensação de movimento e podem ser usadas como linhas de condução, criando direcionamento na foto;

- As curvas, que conferem beleza, graça e elegância, contribuindo ao movimento e à composição. As curvas em S são outra forma de composição harmônica, onde a vista segue suavemente até atingir um foco principal, que devemos nos assegurar que exista.

- As linhas horizontais e verticais, por sua vez, são estáticas. As horizontais costumam expressar paz, tranquilidade e harmonia, e as verticais limitam a profundidade e atuam como barreiras entre a fotografia e a vista.

• A regra dos terços

Imagine a sua fotografia dividida em nove retângulos por duas linhas verticais e duas horizontais, à mesma distância. Se colocar o motivo principal numa das quatro interseções, a imagem terá, provavelmente, um aspecto equilibrado.

• Retrato ou paisagem

Pode segurar a câmara de modo a que a parte mais longa fique paralela ao chão (formato horizontal ou paisagem) ou girar a câmara 90° para que a parte mais curta fique paralela ao chão (formato vertical ou retrato).

•Composição simétrica

A composição simétrica significa solidez, estabilidade e força, é também eficaz na organização de imagens com detalhes elaborados. Uma das estratégias oferecida por uma apresentação simétrica é a simplicidade dos elementos de um tema.

•Composição radial

Composições radiais transmitem uma sensação de vida, mesmo que o motivo seja estático, isto é, são aquelas em que os elementos principais se espalham a partir do meio da imagem.

•Sobreposição

A sobreposição de elementos no motivo tem como objectivo mostrar o aumento da profundidade e da perspectiva, como também convidar à observação dos contrastes no motivo.

•Composição horizontal

A composição horizontal numa imagem, é um enquadramento largo e estreito que se adequa a certos motivos e conduz o olhar através das linhas em direcção ao assunto. Normalmente a composição horizontal é utilizada para transmitir estabilidade e/ou descanso.

Se quer transmitir calma e tranquilidade nas suas fotografias faça composições na horizontal e mantenha sempre o assunto na parte direita da imagem fazendo com que os olhos corram da esquerda para a direita.

•Composição vertical

Ao contrário de uma composição na horizontal, a composição na vertical é uma composição alta e estreita que realça um panorama vertical, é também uma imagem que apenas pode ser captada erguendo a cabeça e olhando para cima.

•Composição diagonal

As linhas na diagonal conduzem o olhar de uma parte da imagem para outra e transmitem uma maior energia, dinamismo e movimento, e criam um caminho que conduz o nosso olhar de um canto ao outro da imagem.

O primeiro ponto para o enquadramento é a questão se a imagem deve ser feita na vertical ou horizontal. A maioria das pessoas tem a tendência de tirar sempre fotografias com a câmara na mesma posição.

Da mesma maneira que um motivo parado ao centro da imagem torna a fotografia vulgar e sem interesse, também uma imagem com linhas paralelas aos lados do enquadramento constitui uma fotografia sem vida ou vulgar, mas existem ocasiões em que a composição assim o exige.

•Composição em círculo

Os motivos fotografados podem ter todas as formas e tamanhos, mas muitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com