TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compostos De ..

Pesquisas Acadêmicas: Compostos De ... Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

1. Efeito do número de ligantes sobre a cor dos compostos de coordenação.

2. Objetivo

Observar a mudança de cor decorrente da adição de ligantes sobre compostos de coordenação, e verificar os produtos formados.

3. Metodologia

Com objetivo de verificar o feito de ligantes sobre a cor dos compostos de coordenação, encontramos já preparada a solução de cloreto de níquel e a solução de etilenodiamina, sendo as duas soluções 0,2 mol L-1. Primeiramente, foi adicionado 16 ml de cloreto de níquel em 3 béqueres diferentes, a seguir no béquer 1 foi adicionado 16 ml de etilenodiamina, no segundo 32 ml, e no terceiro 48 ml de etilenodiamina, verificou-se uma mudança gradativa de cor. Continuando a prática , foi separada a metade de cada solução de cada um dos 3 béqueres e adicionou-se ácido clorídrico concentrado gota a gota até a solução voltar pra a cor inicial , que era verde.

4. Dados Obtidos

4.1- Efeito do número de ligantes sobre a cor dos compostos de coordenação.

A solução de cloreto de níquel é verde, já a solução de etilenodiamina é incolor, foi acrescentado diferentes quantidades de etilenodiamina sobre 16 ml de cloreto de níquel, ao aumentar essa quantidade, a cor da solução que era verde, passou de azul claro, para azul marinho e terminou roxo, conforme tabela seguir:

Béquer Cloreto de Níquel Etilenodiamina Cor

1 16 ml 16 ml Azul Claro

2 16 ml 32 ml Azul Marinho

3 16 ml 48 ml Roxo

Figura 1: Para um melhor entendimento, a solução de cloreto de níquel é verde, como apresentado acima.

Figura 2: A etilenodiamina é incolor,como podemos observar.

Figura 3: Mudança de cor das soluções após a adição da solução de etilenodiamina em cada um dos béqueres.

Seguindo com o procedimento, foi separado metade de cada uma das soluções anteriores, levou-se na capela e adicionou-se ácido clorídrico concentrado gota a gota. Com a adição do ácido clorídrico sobre as soluções 1-2-3, foi observado que as mesmas voltaram sua cor para verde, sendo que o volume gasto de ácido foi diferente, devido a concentração diferente de etilenodiamina em cada Becker, conforme tabela a seguir:

Béquer Solução Ácido Clorídrico Cor

1 16 ml 05 gotas Verde Claro

2 24 ml 17 gotas Verde Claro

3 32 ml 26 gotas Verde Claro

Figura 4: visualização das soluções antes da adição do ácido clorídrico concentrado.

Figura 5: Foi acrescentando ácido clorídrico concentrado gota a gota, até restabelecer a cor original da solução de cloreto de níquel.

5.0-Resultados e Discussões

5.1- Efeito do número de ligantes sobre a cor dos compostos de coordenação. No ramo da química de coordenação, o termo complexo significa um átomo metálico ou íon central rodeado por um conjunto de ligantes. Um ligante é um íon ou molécula que pode ter existência independente. O termo composto de coordenação é usado para designar um complexo neutro ou um composto iônico no qual pelo menos um dos íons é um complexo. Os compostos de coordenação são moléculas constituídas por um ou vários ácidos de Lewis ligados a uma ou várias bases de Lewis. Os ácidos de Lewis podem ser metais de transição e, neste caso, os compostos de coordenação também são chamados de complexos metálicos. Exemplo: Cu2+ + 4NH3 [Cu(NH3)4]2+.

No caso dos complexos metálicos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com