TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compostos Organicos

Trabalho Escolar: Compostos Organicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  1.114 Visualizações

Página 1 de 3

Inicialmente pensava-se que os compostos orgânicos (compostos assentes numa estrutura feita de carbono) estavam presentes apenas na constituição dos seres vivos.

Esta distinção original entre compostos orgânicos e inorgânicos baseava-se na ideia de que as moléculas de sistemas vivos eram únicas e, por isso, não podiam ser sintetizadas em laboratório. Actualmente é rotina fabricar milhares de compostos orgânicos, tanto num contexto de investigação como na indústria farmacêutica.

A Química Orgância, além de ser fundamental para a Medicina e para Biologia, está presente em muitas indústrias; é o caso das indústrias do papel, dos corantes, das tintas e vernizes, dos plásticos, dos combustíveis e dos produtos alimentares.

Os organismos vivos, se for excluída a água, são compostos principalmente por compostos orgânicos.

Hoje em dia, a maioria dos compostos orgânicos é preparada por síntese embora muitos deles sejam relativamente fáceis de obter - isolando-os - através de produtos animais ou vegetais. O petróleo e o carvão são grandes reservatórios de material orgânico, a partir dos quais se obtêm compostos orgânicos simples.

Como todos os compostos orgânicos contêm o elemento carbono, actualmente, chama-se Química dos Compostos de Carbono à Química Orgânica. O carbono é o elemento central desse enorme número de compostos orgânicos.

Apesar de não ser um dos elementos mais abundantes no nosso planeta, o carbono é a base um grande número de compostos: os átomos do elemento carbono (C), de número atómico 6, por possuírem 4 electrões de valência, permitem ao carbono ligar-se de muitas maneiras; quer entre si, originando cadeias carbonadas, quer com outros átomos, tais como o hidrogénio (H), o oxigénio (O), o azoto (N), o flúor (F) ou o cloro (Cl), entre outros.

Os compostos que contêm carbono na sua composição superam largamente em número os que não contêm esse elemento. Além de serem numerosos, as suas moléculas podem ser muito complexas e de grandes dimensões, contendo milhares de átomos, dispostos de diversas maneiras e com tamanhos variáveis.

Os compostos ou moléculas orgânicas são as substâncias químicas que contêm na sua estrutura Carbono e Hidrogénio, e muitas vezes com oxigénio, nitrogénio, enxofre, fósforo, boro, halogénios e outros. Não são moléculas orgânicas os carbonatos, bicarbonatos, cianetos, óxidos de carbono, assim como o carbono grafite, diamante.

Glicose

As moléculas orgânicas podem ser:

• Moléculas orgânicas naturais: São as sintetizadas pelos seres vivos, denominadas biomoléculas, que são estudadas pela bioquímica.

• Moléculas orgânicas artificiais: São substâncias que não existem na natureza e têm sido fabricadas pelo homem, como os plásticos. A maioria dos compostos orgânicos puros são produzidos artificialmente.

A linha que divide as moléculas orgânicas das inorgânicas tem originado polêmicas e historicamente tem sido arbitrária, porém, geralmente os compostos orgânicos apresentam carbono ligado a hidrogênio, e os compostos inorgânicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com