TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A experiência de observação de solubilidade do iodo em uma variedade de compostos orgânicos e a mudança em sua coloração

Seminário: A experiência de observação de solubilidade do iodo em uma variedade de compostos orgânicos e a mudança em sua coloração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Seminário  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A solubilidade dos compostos orgânicos pode ser dividida em duas categorias principais: a solubilidade na qual uma reação química é a força motriz e a solubilidade na qual somente está envolvida a simples miscibilidade. As duas estão inter-relacionadas, sendo que a primeira é, geralmente, usada para identificar os grupos funcionais e a segunda para determinar os solventes apropriados para recristalização, nas análises espectrais e nas reações químicas.

OBJETIVOS

O objetivo principal desse experimento foi observar a solubilidade do Iodo em diferentes compostos orgânicos e as transformações na coloração dos mesmos.

MATERIAS E MÉTODOS

Para a realização desse experimento foram necessários os seguintes materiais:

• 5 Provetas de 1000ml

• 5 Tubos de ensaio

• Estante para tubos de ensaio

Foram também utilizadas as seguintes substâncias:

• Álcool Etílico PA. - C2H6O

• Tetracloroetileno - Cl2C=CCl2

• Hexano PA - CH3(CH2)4CH#

• Benzeno - C6H6

• Agua - H2O

Realização do experimento:

Tomou-se 10 ml de Hexano, previamente medidos em uma proveta de 1000 ml e transferiu-se para um tubo de ensaio marcado com o numero 1. Em seguida adicionou-se 4 perolas de Iodo PA ao mesmo e homogeneizou-se o sistema.

Tomou-se 10 ml de Benzeno, previamente medidos em uma proveta de 1000 ml e transferiu-se para um tubo de ensaio marcado com o numero 2. Em seguida adicionou-se 4 perolas de Iodo PA ao mesmo e homogeneizou-se o sistema.

Tomou-se 10 ml de Tetracloroetileno, previamente medidos em uma proveta de 1000 ml e transferiu-se para um tubo de ensaio marcado com o numero 3. Em seguida adicionou-se 4 perolas de Iodo PA ao mesmo e homogeneizou-se o sistema.

Tomou-se 10 ml de Álcool Etílico, previamente medidos em uma proveta de 1000 ml e transferiu-se para um tubo de ensaio marcado com o numero 4. Em seguida adicionou-se 4 perolas de Iodo PA ao mesmo e homogeneizou-se o sistema.

Tomou-se 10 ml de Água, previamente medidos em uma proveta de 1000 ml e transferiu-se para um tubo de ensaio marcado com a letra A. Em seguida adicionou-se 4 perolas de Iodo PA ao mesmo e homogeneizou-se o sistema

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Ao misturar o Iodo ao Hexano, observou-se que o Iodo dissolveu-se e a solução tomou uma coloração rosa escuro. Ao misturar o iodo ao Benzeno, observou-se que o Iodo dissolveu-se e que a solução tomou uma coloração vinho. Ao misturar o Iodo ao Tetracloroetileno, observou-se que o Iodo dissolveu-se e que a solução tomou uma coloração castanha. Ao misturar o Iodo ao Álcool Etílico, observou-se que o Iodo dissolveu-se e que a solução tomou uma coloração castanha. Ao misturar o Iodo à Água, observou-se que o mesmo não se dissolveu pois ele é apolar e a Água polar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com