TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Empresarial

Dissertações: Comunicação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2013  •  1.701 Palavras (7 Páginas)  •  918 Visualizações

Página 1 de 7

O primeiro retrato socioeconômico do Brasil no novo século confirmou a melhora nos indicadores educacionais e no acesso a bens duráveis, iniciado na década passada, e revelou a deterioração do mercado de trabalho nacional. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a renda média dos trabalhadores do país caiu pelo quinto ano consecutivo em 2001. Desde 1996, os rendimentos acumulam queda de 10,3 pontos percentuais além da inflação. As estatísticas mostram ainda que o fosso entre os trabalhadores pobres e ricos do país aumentou.

Social melhora, renda não. In: O Globo. 13/9/2002, p. 21

(com adaptações).

A partir do texto acima e considerando o assunto ali tratado, julgue os itens subsequentes.

01.( C ) De acordo com o IBGE, de 1996 a 2001, a remuneração dos trabalhadores saiu perdendo no confronto com a inflação.

02.( E ) O emprego da forma verbal do pretérito no lugar do presente em "acumulam queda" prejudicaria a correção gramatical e a concordância do período.

No início do século XX, um brasileiro vivia em torno de 32 anos. Hoje, chega, em média, aos 68. Existem no país cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Daqui a duas décadas, serão 32 milhões de cidadãos na terceira idade. Em 1950, a taxa de fecundidade no país era de 6,2 filhos por mulher.

De acordo com os dados de 2000 do IBGE, essa taxa caiu para 2,3. A expectativa de vida de uma nordestina é de 62 anos, enquanto no sul do Brasil é de 74 anos. Mais de 1 milhão de jovens entre 12 e 17 anos não sabem ler ou escrever, enquanto 8 milhões, da mesma faixa etária, têm menos de cinco anos de estudo e apenas 11% dos jovens entre 14 e 15 anos conseguem concluir o ensino fundamental.

Paulo Pinheiro. A nova realidade demográfica. In: Jornal do Brasil, 22/4/2003, p. A9 (com adaptações).

Considerando a realidade social, demográfica e econômica do Brasil contemporâneo e tendo o texto acima por referência, julgue os itens seguintes.

03.( E ) A desigualdade social e econômica existente no Brasil afeta consideravelmente os indicadores populacionais.

04.( C ) A redução das taxas de fecundidade e de mortalidade infantil, que se relaciona com as políticas públicas de saúde, educação e saneamento, é um indicativo de que deve ter ocorrido aumento na expectativa de vida ao nascer.

05.( E ) Como o segundo período do texto apresenta elipses, sua compreensão exige a retomada de informações que estão explícitas no primeiro período.

06.( E ) Estão igualmente corretas as formas "têm" e têem.

07.( C ) Estaria gramaticalmente correta a colocação de uma vírgula imediatamente após "anos de estudo".

Para as questões de 8 a 25, assinalar apenas uma alternativa.

O Globo, 15/10/2004

Em oito anos, o número de turistas no Rio de Janeiro dobrou, enquanto os assaltos a turistas foram multiplicados por três, alcançando hoje a média de dez casos por dia. Considerando a importância que o turismo tem para a cidade - que anualmente recebe 5,7 milhões de visitantes de outros estados e do estrangeiro, destes, aliás, quase 40% dos que chegam ao Brasil têm como destino o Rio - é alarmante esse grau crescente de insegurança.

Por maior que tenha sido a indignação manifestada pelo governo federal, são números que reforçam o alerta do Departamento de Estado americano a agências de turismo dos Estados Unidos, divulgado no início do mês, a respeito do perigo que apresentam o Rio e outras grandes cidades brasileiras.

Não é exagero classificar de urgente a tarega de fazer o turista se sentir mais seguro no Rio, considerando que os visitantes movimentam 13% da economia da cidade e que dentro de três anos teremos aqui o Pan. Parte da solução é simples: reforçar o policiamento ostensivo. A Secretaria de Segurança do Estado informa que há quase duas centenas de policiais patrulhando a orla, do Leblon ao Leme, mas não é o que se vê - nem é o que percebem os assaltantes.

Muitos destes aliás, são menores de idade com que o poder público simplesmente não sabe lidar, por falta de ação integrada entre autoridades estaduais e municipais, empenhadas num jogo de empurra sobre a responsabilidade por tirá-los das ruas. O que lhes confere uma percepção de impunidade que só faz piorar a situação.

Impunidade é também a sensação que resulta do deficiente trabalho de investigação Policial: se não consegue impedir o crime, sua gravação pelas câmeras da orla de pouco serve, pois não há um esquema eficaz de inteligência nem estrutura técnica adequada para seguir pistas.

É fácil atribuir todos os problemas à falta de verbas. Mas é mais justo falar em dinheiro mal aplicado.

As próprias autoridades anunciam fartos investimentos em aparato tecnológico contra o crime; o retorno que deveria produzir a aplicação eficiente desse dinheiro seria o que não está acontecendo: a redução a níveis mínimos dos assaltos a turistas.

08. O título Diagnósticos se justifica porque o texto:

a. trata da insegurança como uma doença social;

b. mostra as causas históricas da insegurança na cidade do Rio;

c. indica o conhecimento das causas de determinado fenômeno;

d. aponta os remédios para uma doença observada;

e. faz uma análise científica de um problema atual.

09. "Em oito anos, o número de turistas no Rio de Janeiro dobrou, enquanto os assaltos a turistas foram multiplicados por três"; essa relação mostra que:

a. a insegurança aumenta quando se reduz o número de turistas;

b. o nº de turistas cresce, apesar dos assaltos;

c. a redução do nº de turistas faz crescer a segurança;

d. quanto mais aumentam os turistas, menos assaltos ocorrem;

e. os turistas aumentam na mesma proporção que os assaltos.

10. A frase do texto que apresenta uma dupla possibilidade de concordância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com