TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Empresarial

Casos: Comunicação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

Comunicação empresarial

Perguntas sobre o texto “Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos”, CARDOSO, O. de Oliveira (2006).

1) O texto descreve duas visões diferentes sobre o mesmo assunto. Quais são essas duas visões? Descreva-as.

O texto descreve a comunicação organizacional e a comunicação empresarial.

Na visão empresarial, o conceito já está defasado e a solução segundo o texto é destruir seu repertório e começar a pensar na comunicação e na informação como instrumentos para criar, desenvolver e concretizar uma cultura.

A visão organizacional precisa ser compreendida como um fator que passa por todas as atividades realizadas por uma organização, de maneira perpetua, pois realiza a construção da cultura e da identidade. A todo momento fica mais claro a importância dos processos de comunicação no desenvolvimento de formas de inter-relação mais participativas, dando mais flexibilidade as empresas e facilitando as social de modo responsável associando seus interesses com as condições políticas, econômicas e culturais das quais a empresa faz parte e pretende agir.

2) Faça uma breve pesquisa sobre o termo “hermenêutica” e sobre um dos autores mencionados no texto, Jürgen Habermas. Explique o que a ideia de o conhecimento ser interpretativo implica para a comunicação humana.

Para que ocorra um diálogo entre dois indivíduos em busca de um consenso sobre um assunto, se faz necessária a comunicação. Essa possibilidade comunicativa dos seres humanos é algo inerente a própria racionalidade, o indivíduo não apenas age e conhece racionalmente, ele também fala. Há também a capacidade humana de deliberar e agir em função de interesses racionais. No entanto o saber verdadeiro não surge como uma iluminação na mente de um sujeito privilegiado, mas é o resultado da discussão social que chega a um consenso. A ideia de que cada um de nós deve manter-se coerente ao interpretar e expressar-se verbalmente durante uma interlocução, cuidando, inclusive, para que a um mesmo termo ou expressão não sejam atribuídos significados diferentes em um mesmo diálogo. A prática constante da comunicação acaba desenvolvendo naturalmente a arte da interpretação das diversas formar de expressão existentes na sociedade, sejam elas verbais ou não. Através de dispositivos de comunicação se chega em consensos sobre confrontos de ponto de vista, dificuldades e oportunidades.

3) Por que o autor critica o que ele chama de “comunicação empresarial”. Justifique usando passagens do texto.

As transformações estruturais que ocorrem no mundo e na sociedade

provocam profundas alterações na forma de relacionamento das organizações: para sobreviverem e tornarem-se competitivas no mundo globalizado, elas necessitam criar mecanismos que auxiliem no processo de transformação e que permitam, em um contexto de redes de informação, maior integração com os diversos agentes com que interagem.

O mundo mudou muito com a popularização do ciberespaço, sendo assim formas tradicionais não se sustentam nos dias atuais devido a seu reducionismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com