TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Empresarial

Dissertações: Comunicação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL – PARTE ESCRITA

Questão 01 - (Valor: 2,0)

A partir do modelo de Lasswell, estabeleça o significado dos elementos da comunicação e disserte sobre a importância do feedback.

Resposta: Elementos da comunicação:

- Remetente ou emissor – é aquele que emite a mensagem, o responsável pela mensagem

- Destinatário ou receptor – é o destinatário da mensagem aquele quem recebe e interpreta a mensagem, sendo outra pessoa ou um grupo de pessoas, o público, o telespectador.

- Mensagem – conjunto de informações transmitidas, o conteúdo.

- Contexto ou informação – é o conteúdo, assunto da mensagem. Ex. um aviso, um conhecimento, uma ameaça

- Código – é a linguagem na qual a mensagem é transmitida.

- Canal – é o meio físico para transmitir a mensagem do emissor para o receptor.

- Sinais – São fenômenos físicos no qual os signos são convertidos para efeito de transmissão da mensagem. Os principais tipos são: sinais gráficos, sinais sonoros e ondas luminosas.

- Signos – São elementos de uma mensagem. É todo objeto perceptível que de alguma maneira remete a outro objeto, toma lugar de outra coisa.

Importância do feedback:

Feedback ou retroalimentação é o processo de comunicação que se estabelece com o objetivo de oferecer a uma pessoa ou grupo informações sobre o grau de adequação de suas ações às expectativas de quem emite esse retorno. O estímulo à prática de feedback é muito importante para o desenvolvimento individual e organizacional. Quando não sabemos a opinião dos outros sobre nossos atos, ficamos muito mais propensos ao erro, a não alcançar nossos objetivos.

Questão 02 - (Valor: 2,0)

Faça uma análise sobre o papel da comunicação na empresa e elenque os resultados que podem ser obtidos através de ações de comunicação bem executadas.

Resposta:Devido a atual competitividade entre as organizações, somente as com melhores estratégias e diferenciais sobreviverão. Por isso, valorizar cada vez mais qualidade e eficiência nos processos organizacionais, fatores que refletem diretamente nos produtos e serviços.

Considerando esta realidade atual, a comunicação torna-se fundamental e o suporte necessário ao bom relacionamento entre uma organização e seu público interno e externo.

A comunicação interna é considerada de extrema importância para uma boa gestão organizacional, visto que integra os recursos humanos às tarefas a serem executadas, além de estimular a motivação das pessoas com intuito de compartilhar estratégias e agregar valor à organização.

Constitui uma ferramenta estratégica que compatibiliza interesses à medida que compartilha valores, promove o diálogo, a troca de informações, de experiências e a participação de todos os níveis organizacionais, além de viabilizar ações voltadas prioritariamente aos clientes internos.

Questão 03 - (Valor: 2,0)

Sobre redes de comunicação, disserte sobre a rede informal e o seu impacto nos esforços de comunicação interna.

Resposta: É através das redes informais de comunicação que são exteriorizadas as percepções individuais e as formas de interação existentes entre os grupos ou subculturas que compõem a cultura de uma organização. As redes informais surgem das relações interpessoais. Não é oficial, pois não parte da vontade da organização, por este motivo é de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com