TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Empresarial

Casos: Comunicação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 6

1-Comunicação empresarial

1.1 Conceito de comunicação empresarial

Comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica de planejamento usada no âmbito de uma empresa com o objetivo de melhorar a imagem da empresa e os resultados obtidos,levando em consideração a cultura, os valores, missão e objetivos da empresa.

A comunicação requer um código para formular uma mensagem e enviá-la na forma de sinal

por meio de um canal a um receptor da mensagem que a decodifica e interpreta seu significado.

A comunicação é uma atividade administrativa que tem dois propósitos principais:

a. Proporcionar informação e compreensão necessárias para que as pessoas possam se conduzir

em suas tarefas.

b. Proporcionar as atitudes necessárias que promovam a motivação, a cooperação e a satisfação

nos cargos.

1.2 Liderança

Liderança é a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana para a consecução de um ou mais objetives específicos.

A sintonia entre o poder e as lideranças é fundamental no sentido de efetivar positivamente o processo de formação da opinião, do fluxo de duas etapas, em que os líderes ou formadores de opinião influenciam a forma de absorção das informações dos grupos sobre os quais têm influência.

A liderança tem como objetivo a elaboração de uma estratégia,possibilitando à organização o equilíbrio nas relações do público interno de modo a repercutir nas relações com o público externo, consumidor da imagem da organização, a qual é o reflexo do ambiente organizacional.

1.3 Canais de comunicação na empresa

A comunicação na empresa tem por fim encaminhar as informações, quer dizer, transmitir o pensamento. A informação oral é mais viva e também mais humana, a informação escrita, por sua vez, apresenta a vantagem de deixar um traço. A palavra é a forma de comunicação mais rápida e, por isso, a mais utilizada na indústria, como na vida corrente.

Segundo Silva (1983, p. 102-119), há vários canais através dos quais a comunicação pode ocorrer:

canais descendentes;

canais descendentes – orais e visuais;

discurso anual;

reuniões;

entrevistas;

relação direta;

rádios;

alto-falantes;

telefones;

semáforos;

indicadores por números;

informação anual;

jornal da empresa;

cartas diretas ao pessoal;

manual de recepção;

circulares, panfletos;

boletins murais.

1.4 Comunicação interpessoal nas empresas:Interação entre o líder e os colaboradores

É um dos itens fundamentais para o sucesso de líderes, liderados e o alcance dos resultados planejados pela organização.

O domínio desse recurso possibilita que os colaboradores e líderes possam conhecer-se melhor, realizar projetos juntos, dar feedbacks, receber orientações de forma madura, interagir e alcançar melhores resultados para empresa, como também alcançar qualidade nas relações interpessoais, tanto dentro como fora do ambiente de trabalho.

Para que a comunicação interna atinja seus objetivos, é necessário que seja transparente e tenha credibilidade,permitindo que os membros da organização consigam se comunicar entre si.

Para que possa ocorrer uma perfeita integração dos trabalhadores em qualquer empresa, é necessário que eles deixem de ser simples receptores e se tornem também emissores. Assim existirá uma comunicação válida e eficaz,em busca do aperfeiçoamento do objetivo da empresa.

Planejamento da comunicação empresarial:

FASES:

1- OBSERVAÇÃO - Auditoria de imagem:análise dos dados e relatório PACI.Implica investigação, sistematização e interpretação

2- FORMAÇÃO DE POLÍTICAS - Em função do diagnóstico realizado, traçam-se as estratégias de ação para otimizar os pontos positivos e corrigir os negativos.

3- INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE - Um bom plano não será possível sem investigação mais aprofundada sobre os diferentes públicos de uma empresa, os produtos e serviços oferecidos pela empresa, os objetivos que a empresa se propõe, etc.

4- PLANIFICAÇÃO - Elaboração do plano que busca dar respostas adequadas aos problemas levantados, em função dos objetivos a serem atingidos. (orçamento)

5- AÇÃO - É implementação da ação e a gestão das atividades comunicacionais, adaptando o plano às realidades encontradas.

6- AVALIAÇÃO - É a aferição dos efeitos da ação de RP, na observação das mudanças operadas nos diferentes públicos e na realização dos objetivos planejados. A avaliação deve ser processual, isto é, contínua

7- FEEDBACK - Retroalimentação. É preciso dar retorno aos públicos sobre os objetivos atingidos ou não e sobre o desempenho dos públicos-alvo.

1.5 Comunicação interpessoal nas empresas:Interação entre os colaboradores e a sociedade.

O mais importante interlocutor hoje é aquele que consegue entender o que acontece internamente e passa ao mundo de fora tais informações, alimentando o interesse da sociedade em conhecer e se aliar aos objetivos da empresa apresentada.

Requisitos que o interlocutor deve seguir,em procura do interesse da sociedade:

1. Responder com clareza e objetividade;

2. Fornecer informações com precisão;

3. Atender com disponibilidade de dados;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com